O filme Pinóquio, de Guillermo del Toro, que estreou na Netflix na última sexta-feira (9) não foi feito para crianças, conforme disse o próprio diretor. Segundo ele, o público-alvo de sua obra é realmente adulto, pois, apesar de ser um filme sobre a infância, ele também é sobre guerra.
“Este não é um filme feito para crianças. Uma família pode assistir junta, mas para mim é uma peça tão pessoal quanto O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo. Este é um filme sobre a infância e o mundo em guerra”, disse o diretor em entrevista ao Collider.
A referência a O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo é porque esses dois filmes foram divisores de água na carreira de Del Toro. O primeiro, inclusive, venceu três das seis indicações que recebeu ao Oscar em 2006.
Do que trata Pinóquio
“Neste reconto, Guillermo del Toro apresenta a clássica história do boneco de madeira que ganha vida a fim de ajudar o entalhador de madeira Gepeto a superar suas dores”, diz a sinopse oficial.
O elenco de vozes no idioma original conta com Ewan McGregor, Finn Wolfhard, Cate Blanchett. Além de Tilda Swinton, Jon Turturro, Christoph Waltz, Tim Blake Nelson e Ron Pearlman.
A crítica fez vários elogios ao filme
Tanto o público quanto a crítica receberam muito bem a produção assinada por Del Toro.
“A perspectiva de Guillermo del Toro percorre cada quadro desta releitura única, que não tem medo de abordar temas problemáticos. Uma exploração sincera e cheia de alma do que significa ser humano”, comentou Alex Godfrey, da revista Empire.
“O santo padroeiro dos monstros e desajustados se une ao premiado lenda do stop-motion Mark Gustafson para dirigir uma jornada profundamente encantadora, cheia de emoção, artesanato de tirar o fôlego e temas pungentes tendo como pano de fundo o fascismo”, escreveu Meagan Navarro, do Bloody Disgusting.

Filme recebeu aprovação de mais de 90% da crítica e do público no Rotten Tomatoes
Comparando as versões da Disney e da Netflix, os dois filmes possuem vários grandes nomes em seu elenco, porém, a resposta da crítica e do público foi completamente diferente.
Com uma pontuação quase perfeita de 97% por parte da crítica no Rotten Tomatoes, a versão de Del Toro supera a pontuação de 28% da versão do Disney+ em 69 pontos.
O público também foi generoso e avaliou o filme da Netflix com 89% enquanto o live-action do Disney+ ficou com 29% de aprovação apenas.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.