Diretor explica por que trilogia de Batman aconteceu no ‘melhor momento possível’

Batman O Cavaleiro das Trevas
Batman O Cavaleiro das Trevas (Divulgação)

Para muitos fãs, a trilogia Cavaleiro das Trevas é considerada a melhor do Batman. O diretor Christopher Nolan falou sobre isso para promover o livro The Nolan Variations, de Tom Shore.

O cineasta acredita que a grande peculiaridade em torno do primeiro filme é que ele foi feito numa época em que não se faziam muitos filmes de super-heróis, então ele pôde estabelecer um determinado padrão.

Ele ainda explicou que tinha um gostinho especial por conta a história de origem do Batman justamente por isso nunca ter sido feito nas versões anteriores para o cinema, ou para a televisão.

“Foi o momento certo para contar a história que eu queria fazer”, disse Nolan.

“A história de origem de Batman nunca foi abordada em filme ou totalmente nos quadrinhos. Não havia uma coisa específica ou exata que devíamos seguir. Houve uma lacuna na história do cinema”, explicou ele comparando com Superman, que teve sua origem explicada à exaustão todas as vezes que surgiu nas telonas.

“Superman teve uma narrativa muito definitiva com Christopher Reeve e Richard Donner. A versão disso com Batman nunca foi contada. Estávamos vendo esta narração de uma figura extraordinária em um mundo comum” continuou.

Nolan disse que foi capaz de desenvolver a trilogia Cavaleiro das Trevas com muita liberdade criativa e mostrar ao estúdio como deveria ser, sem a intromissão constante dos executivos como acontece atualmente.

“A outra vantagem que tínhamos era que você podia demorar mais entre as sequências”, acrescentou Nolan.

“Quando fizemos Batman Begins, não sabíamos que faríamos um e demorou três anos para fazê-lo e quatro anos antes do próximo. Tínhamos o luxo do tempo. Não parecia uma máquina, um motor de comércio para o estúdio. À medida que o gênero se torna tão bem-sucedido, essas pressões se tornam cada vez maiores. Aquela era a hora certa”, concluiu.

Comunicólogo balzaquiano, paulistano, e com experiência vasta nesse mundo virtual. Adorador de séries, filmes, quadrinhos, e tudo o que envolve a cultura pop.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›