Diretor revela influência de Star Wars em Duna, mas com porém

Denis Villeneuve diz que usou Star Wars como referência para seu novo filme, Duna, que está prestes a ser lançado no cinema.

O livro no qual o longa se baseia já serviu de referência para inúmeros diretores de ficção, incluindo George Lucas com Star Wars. Agora, a nova versão de Duna também usou Guerra nas Estrelas como fonte de inspiração.

Duna (Divulgação)
Duna (Divulgação)

Em recente entrevista para o site Comic Book, o diretor contou que pesquisou várias referências no gênero e Star Wars era uma das escolhas óbvias.

“Primeiro de tudo, é muito estranho pensar que Star Wars roubou…na verdade não roubou, mas foi tão profundamente inspirado por Duna, e agora eu, que estou fazendo um filme sobre Duna, e eu estou sendo profundamente influenciado por Star Wars.”

Darth Vader em Star Wars (Reprodução)

O cineasta também explicou como o Star Wars sempre foi uma referência importante para ele, e apesar disso, era um assunto delicado durante a produção de Duna, devido ao tamanho e sucesso da franquia. Segundo ele, ter muitas referências poderia fazer seu próprio filme perder identidade.

“Eu tenho Star Wars na minha vida desde que me entendo por gente, então era meio que o elefante branco no cômodo quando a gente começou a pensar em como seriam os designs do filme e encontrar a nossa própria identidade em um mundo onde uma criatura tão imensa assim já existe.”

Lawrence da Arábia também inspirou Duna

Lawrence da Arábia (Reprodução)
Lawrence da Arábia (Reprodução)

Os filmes que retratam a batalha pela Força não são a única fonte da qual Villeneuve bebeu.

Ele disse que outros filmes icônicos como Lawrence da Arábia também serviram de material inspiratório para a produção de Duna. Ele também menciona artistas europeus dos quadrinhos, que o acompanham como referência desde criança:

“Existem inúmeros filmes que influenciaram Duna. Tem o filme do David Lean, Lawrence da Arábia, com certeza, o Apocalypse Nowdo Francis Ford Coppola. Estes são filmes que me influenciaram em um punhado de detalhes no filme”.

“Quando você é um cineasta com diferentes séculos, você é um acúmulo de influências. Mas eu diria que a maior influência foi provavelmente as revistas em quadrinhos que eu lia quando era criança, que eram de… pessoas como Druilett e Bilall e Moebius, todos artistas da Europa, França e Bélgica, eles tiveram um impacto tremendo em mim, e provavelmente foram a maior influência para o filme.”

Duna estreia na HBO Max e nos cinemas de todo o Brasil no dia 22 de outubro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›