Din e o Dragão Genial | Novo filme da Netflix foi inspirado por amizade inusitada

Nesta semana estreia na Netflix o filme Din e o Dragão Genial (Wish Dragon). O longa metragem direção de Chris Appelhans, que já trabalhou como ilustrador e designer em diversas animações de sucesso como Coraline.

Em uma entrevista para o CBR, Appelhans falou sobre de onde surgiu a ideia para o filme, e tudo começou com uma amizade.

“É estranho, sempre me vejo tendo que explicar como esse garoto do meio do nada em Idaho está fazendo um filme pessoal sobre a China, tipo, como poderia ser uma história pessoal? [Risos] Nasceu muito da minha própria vida: viajei para a China quando tinha cerca de 24 anos e fiz amizade com um cara da minha idade lá e era como seu doppelgänger, exceto que viemos de lados opostos do mundo. Tornamo-nos amigos de longa data e eu o conheci nos anos seguintes. Mantivemos contato e eu viajei para lá ocasionalmente enquanto navegávamos pela vida. E 2000-2015 foi uma era insanamente transformadora e ele estava lidando com essas questões realmente dramáticas de mudança de sua família, seu bairro foi demolido, sua carreira foi mais uma corrida de ratos intensa do que aquela com que lidamos aqui e ele estava em um romance que foi muito baseado em classe e dolorosamente trágico”.

Cena de Din e o Dragão Genial (Reprodução / Netflix)
Cena de Din e o Dragão Genial (Reprodução / Netflix)

O diretor ainda comentou sobre as semelhanças com outras produções conhecidas, como Aladdin.

Estávamos conversando sobre isso um dia e eu disse a ele que sua vida era como um romance de Dickens ou como um conto de fadas como Aladdin ou algo assim. E ele disse, ‘Bem, você sabe que originalmente era um conto folclórico chinês!‘. E uma pequena lâmpada se apagou e ele me disse para procurar. E uma vez que eu fiz, por causa de sua vida e todas as coisas que ele estava enfrentando me fizeram refletir sobre minha vida e todas as escolhas que eu estava fazendo e o mundo em que eu vivia. E eu me perguntei se isso poderia acontecer comigo, talvez eu pudesse recriar esse efeito para um público muito mais amplo, contando a história de Aladdin em um ambiente moderno”.

Appelhans disse que decidiu fazer o filme para seu amigo.

Sabendo que era um conto folclórico chinês e olhando para os detalhes disso – que não eram realmente muito diferentes da versão Disney de Aladdin com a qual eu cresci – havia algumas diferenças interessantes e muitas coisas que se pareciam, mas poderia se relacionar perfeitamente com o que ele estava passando como ser humano e com o qual eu nos relacionamos, então era como se poderíamos persuadir a fazer esse filme? De uma forma estranha, era como um filme de animação independente que nasceu [de mim] basicamente de querer fazer o filme para o meu amigo. [Risos] E aqui estamos nós, sete anos depois, e estou velho e cansado, mas conseguimos [Risos]”.

Din e o Dragão Genial chega no dia 11 de junho na Netflix.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›