Alan Cumming, um dos principais atores de The Good Wife, tornou pessoal a luta em prol dos animais que estrelam os milhares de filmes e séries de Hollywood todos anos. Brilhando na frente das câmeras, na maioria das vezes esses animais são renegados ao abandono após o final das suas gravações.
O próprio Alan protagonizou o resgate do chimpanzé Tonka, há alguns meses, quando ofereceu US$10 mil (mais de 50 mil reais) para descobrir o paradeiro do primata.
Para o astro encontrar Tonka já era uma questão pessoal, porque, nos anos 1990, Allan e o primata estrelaram juntos o clássico Buddy, Meu Gorila Favorito. O astro afirma que não conhecida o destino do chimpanzé na época em que gravou o filme.
Depois muito esforço, Tonka foi encontrado acorrentado num porão em Lago de Ozarks, em Missouri, nos Estados Unidos. o primata já havia passado anos vivendo numa gaiola do extinto centro de chimpanzés, onde ele era alugado para festas e filmes.
Agora, depois de anos procurando por Tonka, o astro de Hollywood se juntou ao conselho do santuário Save the Chimps (Salve os Chimpanzés), com missão de educar a indústria cinematográfica e televisiva sobre o destino dos animais usados na produção.
“Sinto uma conexão pessoal com muitos dos moradores daqui… Nos anos 90, estrelei um filme com um chimpanzé bebê chamado Tonka. Naquela época, eu não sabia muito sobre a forma como os chimpanzés do showbiz são tratados”, disse Cumming.

Ainda em seu anúncio como um dos membros da organização, o astro comentou que Tonka já foi levado para o santuário, afirmando que ele está agora “desfrutando de uma vida digna”.
“O presente mais importante que esses chimpanzés têm é um ao outro …Eles vivem até os 50 ou 60 anos, é um segundo ato longo e significativo… há mais centenas de chimpanzés aguardando para viver no santuário.”
O astro ainda reafirmou na sua mensagem que os estúdios de Hollywood precisam aprender a melhor tratar os animais após as gravações, reiterando que Tonka agora está vivendo com outros chimpanzés.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Baiano, mas nascido em São Paulo, sou fascinado pelo cinema e a cultura pop e hoje me dedico à redação do ePipoca.