De que é feito o escudo do Capitão América? Veja 4 curiosidades sobre ele

Capitão América por Rob Liefeld (Divulgação / Marvel)
Capitão América por Rob Liefeld (Divulgação / Marvel)

O que seria do Capitão América sem o seu escudo? Certamente, o objeto é uma das principais características do personagem. Aqui estão respondidas algumas das perguntas mais curiosas dos fãs a respeito do escudo.

De que é feito o escudo?

Ele é feito de uma combinação de vibrânio e liga de aço (no MCU, é apenas vibrânio). O vibrânio é um metal incrivelmente raro e poderoso com o qual Wakanda é construída em uma montanha.

Eles esconderam esta montanha de vibrânio do mundo exterior e se disfarçaram como um país de terceiro mundo.

Assim, a maior parte do vibrânio do mundo inteiro pode ser encontrada lá mesmo em Wakanda, fazendo parte do traje do Pantera Negra e todas as grandes invenções que envolvem alta tecnologia no país.

Quantos escudos diferentes o Capitão América usa no MCU?

Nos quadrinhos pode haver algumas variações na aparência do escudo, conforme as modificações que acontecem na história, mas ele tem o escudo triangular, o redondo e o retrátil.

O primeiro escudo no MCU é um adereço que o personagem usa durante sua turnê para promover os laços de guerra.

O próximo escudo do Capitão América é aquele que ele usou na maioria de suas aparições no filme, que traz o icônico círculo com uma estrela no meio em seu esquema de cores vermelho, branco e azul.

Ele deixou esse escudo para trás depois de ter conseguido um par de escudos retráteis em Wakanda antes de recuperar seu escudo original a tempo de enfrentar Thanos em batalha.

No fim das contas, embora pareça mais para o público, o Capitão América usou quatro escudos no MCU.

Sam Wilson como Capitão América (Divulgação)

Como o escudo do Capitão América volta para ele?

Quando o personagem joga o escudo para derrubar seus oponentes, ele sempre volta para as suas mãos como um bumerangue.

Isso acontece simplesmente graças ao seu treinamento e ao fato de que o soro do super soldado melhorou bastante seus reflexos. Assim, ele dominou o uso do escudo ao ponto de conseguir posicioná-lo de uma forma que faz com que ele sempre retorne.

Quem criou o escudo do Capitão América?

De acordo com uma história contada nos quadrinhos, o escudo do Capitão América foi criado por Howard Stark, pai de Tony Stark.

No primeiro filme do Homem de Ferro, por exemplo, uma réplica parcial do escudo pode ser vista na oficina de Tony enquanto ele trabalha na montagem da sua própria armadura.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.

Veja mais ›