Cronologia de Vikings: quanto tempo se passou desde o primeiro episódio até a sexta temporada

Vikings: Divulgação

A primeira temporada de Vikings começa no final do século VII.

Como a história é baseada em histórias das viagens dos povos nórdicos ao redor de países da Europa, ela acaba tendo saltos no tempo à medida que vai contando as diversas lendas dos povos escandinavos.

Assim, devido à localização da trama em um passado tão distante e com registros não tão claros, é complicado situar a trama em um tempo cronológico específico.

O que se sabe é que Ragnar, o protagonista, não foi uma pessoa que realmente existiu. Provavelmente sua história é uma mistura de várias outras histórias de diversas figuras importantes.

Também é sabido que Floki foi um homem real que navegou para a Islândia e que o rei Bjorn Ironside também existiu entre os nórdicos.

Na tentativa de localizar os fãs em um espaço de tempo cronológico, o site Screen Rant tentou calcular o período de tempo da trama. Veja a seguir:

A primeira temporada de Vikings narra fatos acontecidos no ano de 793 depois de Cristo e mostra a invasão da igreja de St. Cuthbert, na ilha de Lindisfarne.

Esse evento realmente aconteceu e está ligado às sucessivas invasões e ataques dos povos vikings que se tornaram constantes na Inglaterra e amedrontaram a população cristã.

No segundo episódio da segunda temporada, a série já avança quatro anos, que podem ser percebidos pela transformação de Bjorn que se torna adolescente, e é a partir desse momento que a trama se perde no tempo e deixa de se preocupar com datas, passando apenas a narrar os acontecimentos.

O showrunner da série, Michael Hirst, que também é historiador, deu entrevista à Enterntainment Weekly e comentou:

“As pessoas me perguntam, ‘Qual é exatamente o salto no tempo?’ Eu não sei exatamente! Foi apenas o tempo suficiente para os meninos crescerem. Se foram seis ou sete anos ou oito anos, não me preocupou particularmente”.

Hali, filho de Bjorn, nasceu durante este salto no tempo e parece ter cerca de oito anos quando foi morto na primeira metade da 6ª temporada dos Vikings.

Assim, entre todas as seis temporadas, é possível dizer, pela idade dos filhos dos personagens principais, que a trama atravessa em torno de três décadas, sendo que o início da sexta temporada deve remontar ao ano 825 depois de Cristo.

COMENTE

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P