CRÍTICA: Infantil, Ms. Marvel pode afastar audiência adulta do MCU

Ms. Marvel chega ao Disney+ com uma premissa clichê e uma atmosfera teen, mas agrada o seu público alvo.

Na última quarta-feira (08), Ms. Marvel estreou no Disney+, dividindo a opinião entre fãs do MCU. Mas, muitos não perceberam que, talvez, esse tenha sido um dos principais objetivos da série.

Em sua trama, Ms. Marvel acompanha a história de Kamala Khan (Iman Vellani), uma adolescente que, de uma hora para outra, ganha superpoderes de uma forma bem inesperada e, eventualmente, se torna uma heroína.

Cena de Ms. Marvel
Cena de Ms. Marvel (Reprodução / Disney+)

No primeiro episódio, Khan é introduzida em um enredo teen um tanto que clichê (o que não é necessariamente ruim para a personagem); Ela estuda em uma escola americana, não é popular, passa grande parte do tempo com seu melhor amigo e tem uma personalidade nerd, sendo uma grande fã da Marvel.

Além disso, Khan precisa lidar com a origem muçulmana de sua família, que influencia o seu dia a dia e, principalmente, seu gosto por histórias em quadrinhos, que é visto como algo infantil por seus pais.

Kamala Khan (Iman Vellani) em cena de Ms. Marvel
Kamala Khan (Iman Vellani) em cena de Ms. Marvel (Reprodução / Disney+)

Assim, a partir do seu primeiro episódio, fica claro que a audiência teen é o público-alvo de Ms. Marvel e a produção não economiza em efeitos visuais e recursos narrativos para agradar esse público.

Em vários momentos, a personagem embarca em seu “mundo fantasioso”, levando sua audiência para essa “terra fantástica” através de desenhos e recursos que remetem o espectador a uma HQ.

Em certo momento, Ms. Marvel chega a trazer uma nostalgia para público que assistiu aos seriados do Disney Channel, anos atrás, ou produções teens mais recentes da Netflix.

Cena de Ms. Marvel
Cena de Ms. Marvel (Reprodução / Disney+)

Nessa linha, a série parece alcançar o objetivo de cativar este público. Entretanto, esse “storytelling”, eventualmente, se tornará cansativo para uma audiência mais madura, que já acompanha as outras produções do MCU.

Outro detalhe que chama atenção no início da série é o uso pesado da metalinguagem, quando a série traz algumas histórias já retratadas no MCU, além de seus personagens.

Embora o uso da metalinguagem fosse esperada (já que nos quadrinhos Kamala Khan é uma grande fã da própria Marvel), ela se provou muito suave e direta, sem piadas, diálogos ou referências complexas, até então.

Entretanto, o enredo de Ms. Marvel é potencializado por algumas subtramas reveladas até o momento, como um possível romance entre Kamala e Bruno (que pode ser endossado pelos quadrinhos da personagem).

Kamala Khan (Iman Vellani) em cena de Ms. Marvel
Kamala Khan (Iman Vellani) em cena de Ms. Marvel (Reprodução / Disney+)

Por fim, Ms. Marvel ainda chama atenção para a interpretação Iman Vellani. Embora esteja em seu primeiro trabalho como atriz, Vellani entregou, até então, uma atuação convincente e verdadeira.

O primeiro episódio de Ms. Marvel já está disponível no Disney+ e, no decorrer das próximas semanas, a série ganhará outros cinco capítulos.

E nosso veredicto de Balde de Pipoca foi:

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›