Criadora de Harry Potter sofre ameaças de morte após ato de transfobia

Autora dos livros da saga Harry Potter, J. K. Rowling continua sofrendo as consequências de suas declarações polêmicas, consideradas preconceituosas, contra pessoas transgêneros.

Diante da situação, ela declarou nas redes sociais nesta semana que chegou a receber ameaças de morte desde então: “Recebi tantas ameaças de morte que poderia redecorar minha casa com elas e ainda sobraria”.

A declaração foi feita pelo Twitter, no qual pessoas foram acusadas de terem fotografado sua casa, deixando o endereço visível, para expor publicamente. As investigações sobre o caso estão em andamento.

As acusações de transfobia tiveram início no ano passado. Na ocasião, ela compartilhou um artigo no Twitter sobre “pessoas menstruadas” com deboche sarcástico, dizendo:

“Tenho certeza que tínhamos que ter uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude. Feem? Fâmea? Feemimm?”.

Os internautas, então, rebateram, dizendo que homens trans também podem menstruar, enquanto mulheres trans não podem. Vale lembrar que J. K. Rowling não foi convidada para a comemoração dos 20 anos de Harry Potter.

O especial, intitulado Harry Potter: Retorno a Hogwarts, terá a participação dos atores e dos cineastas envolvidos no sucesso da franquia de filmes inspirados nos sete livros do bruxinho.

Porém, a explicação para a ausência da autora é que o objetivo da reunião é se concentrar apenas nos filmes e não nos livros.

De acordo com publicações de sites internacionais, como o The Hollywood Reporter e o Comicbook.com, Rowling aparecerá apenas em imagens de arquivo no especial, que será exibido em quatro partes.

A reunião é a primeira desde a finalização da franquia em 2011.

Harry Potter estreia em alta

Em comemoração aos 20 anos do primeiro filme da saga, Harry Potter ganhou uma homenagem especial no último domingo (21), com a exibição de Harry Potter e a Pedra Filosofal em 3D nos cinemas.

harry potter
Harry Potter retornou aos cinemas (Imagem: Divulgação)

Lançado originalmente no dia 23 de novembro de 2001, ele voltou com tudo em termos de números e ficou segundo lugar na bilheteria geral do Brasil, levando 322.000 espectadores às salas.

De acordo com a revista Veja, o filme perdeu apenas para Eternos, que mobilizou 370.000 pessoas para as salas de cinema. Ghostbusters: Mais Além ficou em terceiro lugar com 167.000. Os dados foram divulgados pela Comscore.

Até hoje, o primeiro filme de Harry Potter já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo. Ele tem conquistado as crianças e adolescentes da nova geração, que nem eram nascidas na época do lançamento.

Seus livros também vêm sendo um sucesso de vendas e o box com a coleção completa tem ficado em primeiro lugar na lista de mais vendidos de várias lojas online aqui no Brasil.

Na sequência dos filmes que foram mais assistidos no último domingo, vieram Venom – Tempo de Carnificina (4º lugar), Família Adams 2: Pé na Estrada (5º lugar), Marighella (6º lugar), Noite Passada em Soho (7º lugar), Duna (8º lugar), A Crônica Francesa (9º lugar) e Deus Não Está Morto – O Próximo Capítulo (10º lugar).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›