Criador do visual clássico das Tartarugas Ninja morre aos 80 anos

T. Mark Taylor, artista e designer de brinquedos, faleceu na última quinta-feira (23), aos 80 anos. Ele tem seu nome por trás de diversas criações como a franquia He-Man and The Masters of the Universe e o visual clássico de As Tartarugas Ninja dos brinquedos e filmes dos anos 80/90.

Mark, como gostava de ser chamado, faleceu em sua casa no sul da Califórnia, por falha congestiva do coração. A causa da morte foi informada por um familiar do artista através de nota divulgada à imprensa no último final de semana.

Diversos familiares e amigos próximos do designer se manifestaram e expressaram sua dor e relembraram a memória dele em suas redes sociais.

“Eu senti ele dizer adeus a este mundo enquanto eu segurava ele nos meus braços para um último beijo de amor”, disse a viúva de Mark, a designer Rebecca Salari-Taylor.

Vida e Carreira

T. Mark Taylor (Reprodução/Youtube)
T. Mark Taylor (Reprodução/Youtube)

Mark nasceu em 5 de junho de 1941, e começou a trabalhar com artes visuais no início dos anos 50, segundo relatos de familiares. Ele aceitava encomendas de desenhos de carros em Redondo Beach quando era um adolescente.

Mais tarde, ele estudou no ArtCenter College of Design em Pasadena, Califórnia. Depois de se formar, Taylor trabalhou para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e esteve envolvido na criação e design de diversos submarinos, tecnologias de sonares técnicos e biológicos e mapeamento do solo do oceano.

O trabalho dele com design de brinquedos se tornou notável com o lançamento de diversos documentários mostrando seu trabalho, entre eles Power of Grayskull e The Toys That Made Us.

Mark não criou as personagens de Michelangelo, Donatello, Raphael e Leonardo, desenvolvidos por Kevin Eastman e Peter Laird e lançados nos quadrinhos em 1984, porém seu trabalho com o design dos brinquedos que impulsionou a popularidade dos heróis.

Seu trabalho como designer das figuras de ação das Tartarugas Ninja eternizou a imagem das personagens e as tornaram icônicas da infância de muitas pessoas no mundo inteiro. O sucesso dos bonecos gerou diversos tipos de brinquedos e fantasias dos ninjas que se tornaram febre na época e não duravam muito tempo nas prateleiras das lojas.

Graças às vendas dos brinquedos, as personagens dos quadrinhos ganharam uma série de filmes que se tornaram o ápice comercial da franquia. Até hoje, As Tartarugas Ninja continuam sendo o terceiro lugar como personagens mais vendidos de brinquedo do mundo, perdendo apenas para Comandos em Ação e Star Wars.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›