Coppola diz que Marvel prejudicou cinema e se repete à exaustão

publicidade

Os filmes de heróis continuam recebendo críticas de diretores mais antigos da indústria do cinema, desta vez foi Francis Ford Coppola, conhecido por O Poderoso Chefão, que alfinetou a Marvel.

Em uma entrevista para a revista GQ, Coppola afirmou que não existem mais “filmes de estúdios e que “agora, temos filmes da Marvel”. O cineasta então questionou a fórmula da Marvel, que parece sempre repetitiva.

publicidade

“E o que é uma produção Marvel? É um protótipo de filme, que é feita de novo, e de novo, e de novo, e de novo, e de novo, para parecer diferente”.

Coppola ainda disse que a fórmula da Marvel se repete em vários outros filmes, e que até grande diretores e franquias estão se repetindo.

“Até mesmo pessoas talentosas – você poderia pegar Duna, feito por Denis Villeneuve, um artista extremamente talentoso, e você poderia pegar 007 – Sem Tempo para Morrer, dirigido por Cary Fukunaga – ótimos artistas”.

“E nós poderíamos pegar os dois filmes, tirar uma mesma sequência de ambos e colar todos juntos. A mesma sequência em que todos os carros colidem uns com os outros. Todos eles têm essas coisas, e eles quase precisam ter, se quiserem justificar seu orçamente. E esses são os bons filmes e os cineastas talentosos”.

publicidade
Cena de Os Vingadores (Reprodução / Marvel)
Cena de Os Vingadores (Reprodução / Marvel)

Em seguida Coppola pontuou que não há problema diretores trabalharem em filmes da Marvel, desde que haja liberdade para eles colocarem um pouco de sua personalidade nos filmes.

publicidade

“Mas, como arte, faça isso e mais outra coisa. Se você vai fazer arte, que seja pessoal. Que seja pessoal para você”.

Vale lembrar que em 2019, Martin Scorcese compartilhou uma opinião bem parecida, e Coppola a defendeu.

“Nós esperamos aprender com o cinema, ganhar alguma coisa, algum conhecimento, alguma inspiração. Eu não sei o que alguém ganha vendo o mesmo filme de novo. Martin foi gentil quando disse que não é cinema. Ele não disse que é desprezível, que é o que eu digo”.

publicidade

Além do O Pederoso Chefão, Coppola é conhecido por Caminhos Mal Traçados, Apocalypse Now, Drácula de Bram Stoker e Virgínia.

Para 2022, a Marvel lançará os filmes Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Thor: Amor e Trovão e Pantera Negra: Wakanda para Sempre.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›