Conheça o primeiro quadrinho da Marvel e o início da editora

A Marvel Comics é a maior editora de quadrinhos desde sua fundação há 80 anos. Dentro do seu “panteão” existe uma enorme variedade de super-heróis, que são muito amados pelo público.

Uma curiosidade sobre a editora é que nem sempre ela se chamou Marvel. Anteriormente a empresa era conhecida como Red Circle Magazine, sendo um dos braços de uma série de corporações, hoje chamada de Timely Comics.

O processo da Marvel se tornar a companhia que  produz tantos clássicos da cultura pop é pouco conhecido, mas muito importante para resgatar o passado das suas criações mais relevantes.

No final dos anos 30 as Hq’s alcançaram enorme popularidade e o editor Martin Goodman quis fazer parte desse boom.

Em 1939 Goodman lançou a Marvel Comics # 1 em seu escritório na cidade de Nova York com o nome de Timely Publications. Nos anos seguintes o editor publicou suas histórias por meio das empresas de fachada, que levavam o nome Red Circle.

Apenas em 1961 que os quadrinhos da Marvel foram todos colocados sob o mesmo selo, Marvel Comics.

No ano de 2016, a Marvel decidiu recuperar o nome Timely Comics, como uma forma de homenagear o seu início. O selo é utilizado para publicar suas reedições de baixo custo.

Marvel Comics # 1

Marvel Comics #1 (Reprodução)

A publicação mostrou a primeira versão do personagem que mais tarde se tornaria o Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Porém, nesta história ele é um andróide, que se disfarça em forma humana para escapar da opressão do seu criador.

Além disso, Marvel Comics #1 traz o detetive Thomas Halloway como protagonista. Na edição ele é um combatente do crime que usa uma capa e se chama Angel.

Na primeira edição também foi introduzido Aquaman, Namor sub-aquático e personagens mais sinistros como o Masked Raider e Ka-Zar, o Grande.

Marvel Comics # 1 fez sucesso muito rapidamente. A publicação chegou a vender 80.000 cópias em sua primeira tiragem, seguido por uma segunda impressão de cerca de 800.000 exemplares.

O sucesso absoluto da sua empreitada fez com que Goodman montasse uma equipe para criar mais histórias em quadrinhos. Dessa forma, a Marvel Comics nasceu após uma jogada inteligente do editor.

Ainda que na época muitas cópias de Marvel Comics #1 tenha sido vendidas, hoje achar um exemplar é quase impossível. A tiragem original, assim como o Action Comics # 1 da DC Comics, é considerado um item de colecionador e se for encontrada será vendida por um preço elevado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›