Conheça o filme clássico que inspirou o terror A Casa de Cera

Clássico do terror foi lançado na década de 1930

Quem conhece o filme A Casa de Cera pode não saber que ele não é um filme original, e sim inspirado não por um, mas dois filmes diferentes.

ATENÇÃO: Contem spoilers 

O filme lançado em 2005 conta a história de um grupo de amigos que tem o carro enguiçado e vai a uma cidade fantasma no meio do estado da Louisiana. Depois de encontrar um museu de cera antigo, o grupo descobre que não chegará ali por acaso.

A história tem como inspiração o filme Os Crimes do Museu, de 1933. Criado em uma época que filmes de terror como Frankenstein eram um grande sucesso, o filme contava a história de Ivan Igor (Lionel Atwill), um escultor que tinha um museu de cera em Londres.

Gelnda Farrell como Florence em Os Crimes do Museu (Reprodução)
Gelnda Farrell como Florence em Os Crimes do Museu (Reprodução)

Ivan chega em Nova Iorque e abre um novo museu na mesma época em que o corpo de uma famosa socialite desaparece do necrotério, e a jornalista Florence (Glenda Farrell) nota que a estátua de cera de Joana D’Arc no estabelecimento do escultor tem uma semelhança incrível com a defunta desaparecida.

A trama seria reusada depois em 1953 no filme Museu de Cera, estrelado por Vincent Price. Por ter um grande astro em seu elenco, o remake recebeu muito mais atenção, fazendo com que o original acabasse sendo esquecido na história.

Filme usou coloração diferenciada em produção

Os Crimes do Museu ficou muito famoso e foi muito elogiado em sua época pelo uso impecável do Technicolor de duas cores, que deixava a imagem com uma tonalidade vermelho alaranjada e azul-esverdeada.

Mais uma vez, a produção seria superada alguns anos depois com O Mágico de Oz, com cores vibrantes que eram produto de um uso muito mais avançado da mesma técnica.

A versão em cores do filme foi perdida por muito tempo, e por décadas ele só esteve disponível em preto e branco, o que também pode ter contribuído para o esquecimento do filme, já que ele não estava sendo consumido da maneira planejada por quem o produziu.

Gelnda Farrell como Florence em Os Crimes do Museu (Reprodução)
Gelnda Farrell como Florence em Os Crimes do Museu (Reprodução)

70 anos depois, o filme seria adaptado mais uma vez com A Casa de Cera, porém em vez do uso sutil de cores e o uso do medo de objetos que parecem pessoas o filme tomou a rota dos slashers e apresenta muito sangue e jovens festeiros sendo exterminados por vilões mascarados.

Nem Os Crimes do Museu nem Museu de Cera estão disponíveis em streaming no Brasil. A Casa de Cera está disponível na HBO Max e para compra e aluguel em diversas plataformas digitais.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›