Quem conhece o filme A Casa de Cera pode não saber que ele não é um filme original, e sim inspirado não por um, mas dois filmes diferentes.
ATENÇÃO: Contem spoilers
O filme lançado em 2005 conta a história de um grupo de amigos que tem o carro enguiçado e vai a uma cidade fantasma no meio do estado da Louisiana. Depois de encontrar um museu de cera antigo, o grupo descobre que não chegará ali por acaso.
A história tem como inspiração o filme Os Crimes do Museu, de 1933. Criado em uma época que filmes de terror como Frankenstein eram um grande sucesso, o filme contava a história de Ivan Igor (Lionel Atwill), um escultor que tinha um museu de cera em Londres.
Ivan chega em Nova Iorque e abre um novo museu na mesma época em que o corpo de uma famosa socialite desaparece do necrotério, e a jornalista Florence (Glenda Farrell) nota que a estátua de cera de Joana D’Arc no estabelecimento do escultor tem uma semelhança incrível com a defunta desaparecida.
A trama seria reusada depois em 1953 no filme Museu de Cera, estrelado por Vincent Price. Por ter um grande astro em seu elenco, o remake recebeu muito mais atenção, fazendo com que o original acabasse sendo esquecido na história.
Filme usou coloração diferenciada em produção
Os Crimes do Museu ficou muito famoso e foi muito elogiado em sua época pelo uso impecável do Technicolor de duas cores, que deixava a imagem com uma tonalidade vermelho alaranjada e azul-esverdeada.
Mais uma vez, a produção seria superada alguns anos depois com O Mágico de Oz, com cores vibrantes que eram produto de um uso muito mais avançado da mesma técnica.
A versão em cores do filme foi perdida por muito tempo, e por décadas ele só esteve disponível em preto e branco, o que também pode ter contribuído para o esquecimento do filme, já que ele não estava sendo consumido da maneira planejada por quem o produziu.

70 anos depois, o filme seria adaptado mais uma vez com A Casa de Cera, porém em vez do uso sutil de cores e o uso do medo de objetos que parecem pessoas o filme tomou a rota dos slashers e apresenta muito sangue e jovens festeiros sendo exterminados por vilões mascarados.
Nem Os Crimes do Museu nem Museu de Cera estão disponíveis em streaming no Brasil. A Casa de Cera está disponível na HBO Max e para compra e aluguel em diversas plataformas digitais.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.