Como um programa de televisão fez das Kardashians as mais influentes da mídia

No ano de 2007 uma família americana iniciaria uma revolução na forma de fazer televisão nos Estados Unidos. As Kardashians/ Jenners não mudaram somente o conceito de celebridade de reality shows, mas criaram a própria ideia de influencer, ou para usar um termo da época, it girl.

As filhas mais velhas de Kris Jenner e do advogado de alto escalão Robert Kardashian inauguraram o fato de que alguém pode ser famoso simplesmente por ser famoso. Com seus contatos e com a boa assessoria da momager (uma brincadeira com as palavras mamãe e assessora em inglês) elas acumularam milhões sem precisar cantar, dançar ou atuar, apenas monetizando a própria vida.

Muitos reality shows nascidos na mesma época de Keeping up with The Kardashians não sobreviveram para ver a próxima década. Mas o clã Kardashian/ Jenner se manteve no topo durante muito tempo.

Agora após 20 temporadas  a família encerra o programa televisivo com uma audiência razoável e um patrimônio inacreditável construído a partir do reality.

Muito antes de selfies com celebridades no Instagram e amizade com famosos ser uma “profissão”, Kim Kardashian garantia os cliques dos paparazzi circulando por Los Angeles ao lado de Paris Hilton. Na época a influência das redes sociais era muito precária, mas Kim soube se adaptar e em uma entrevista para a Forbes em 2013 ela conta como começou a usar o twitter em 2008.

A celebridade disse que um amigo apresentou a plataforma e ela nem sabia do que ele estava falando.

“Eu me apaixonei pelas redes sociais (…) Se twittarmos estamos ao vivo, nossas audiências vão às alturas”.

Kim Kardashian em Keeping up with the Kardashians (Divulgação)

Mas isso são águas passadas, pois hoje ela é o protótipo da cultura de influencer que temos no mundo. Um dos grandes motivos da sua família continuar famosa e poderosa é o fato de que elas mudaram com o tempo e expandiram sua marca para além do reality. Para isso elas aproveitaram o boom das redes sociais da última década.

Porém, o final do KUWTK não significa que os Kardashians vão sumir da televisão. A família assinou outro contrato exclusivo de vários anos com a Disney para estrelar e produzir um reality show no Hulu e em outras plataformas da empresa.

Após o programa exibir o seu último episódio no E! elas não deram tempo para os telespectadores sentirem saudade. Uma semana depois uma reunião apresentada por Andy Cohen foi ao ar, onde as mulheres discutiram alguns pontos polêmicos apresentados no reality show.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›