Como Stranger Things convenceu Kate Bush a usar sua música na série?

Cantora recebeu páginas e mais páginas explicando tudo minuciosamente

Convencer a cantora Kate Bush de deixar Stranger Things usar sua música como trilha essencial da quarta temporada foi um pouco mais complicado do que se pode imaginar.

Running Up That Hill, lançada originalmente em 1985, ganhou novo fôlego depois de se tornar a canção que Max (Sadie Sink) usa para escapar das garras do grande vilão da série.

A música entrou para listas das mais ouvidas e bateu um recorde de visualizações no YouTube, mesmo quase 40 anos depois de sua estreia oficial.

Em uma entrevista concedida para o site Indie Wire, a supervisora musical Nora Felder revelou que compôs uma tese completa de páginas e páginas explicando tudo o que a canção significaria do ponto de vista temático para a temporada e para o arco da personagem:

“Eu senti como se estivesse de volta à faculdade. Eu fiz uma tese em que eu mergulhei e não só expliquei os usos da música, mas tentei dar o contexto do que Max estava passando, o que significava para a cena e como ajudava seus amigos a entender pelo que ela estava passando para tentar ajudá-la.”

Sadie Sink é Max em Stranger Things (Reprodução/Netflix)
Sadie Sink é Max em Stranger Things (Reprodução/Netflix)

Nora disse que sua dissertação destrinchava todos os pontos da trama de Max que ela achava que ajudariam Kate a entender a importância da música na história e como sua letra tinha tudo a ver com o que a personagem estava passando na série:

“Eu acho que ela se identificou porque a premissa daquela canção é sobre trocar de lugares e dizer, ‘Ei Deus’ de uma maneira espiritual, ‘eu gostaria que homens pudessem trocar de lugar comigo e entender o que passamos’, e é exatamente o que esses personagens fazem. Eles entendem seus amigos. Eles tiveram que ir a fundo para entender de verdade o que Max estava vivendo e o apoio que ela precisava para ser salva.”

“Aquela música encapsula tudo isso. Então a gente apresentou aquilo para ela, ficamos muito nervosos. Ela amava a série, ela é uma grande fã, e ela amou o conceito”, revelou.

Cantora não imaginava o sucesso que série traria para música

Kate Bush
Cantora Kate Bush ( Divulgação/EMI / Pipoca Moderna)

A própria Kate admitiu recentemente em participação no BBC Radio 4’s Woman’s Hour (via Billboard) que, embora amasse a série e tenha sido um prazer conceder sua canção, ela não imaginava que seria um sucesso tão grande assim.

Apesar disso, ela disse que fica muito feliz de ver que uma nova geração de fãs está conhecendo ela e sua música:

“É algo simplesmente extraordinário. Quer dizer, essa é uma série maravilhosa, eu pensei que a música iria ganhar um pouco de atenção, mas eu nunca imaginei que seria nada como está sendo. É tão empolgante, e um choque de verdade, sabe? O mundo todo enlouqueceu… O que é maravilhoso é que tem todo esse novo público que em muitos casos nunca tinha ouvido falar de mim, e eu amo isso. Só de pensar em todos esses jovens ouvindo essa canção pela primeira vez e descobrindo ela, bem, eu acho que é algo especial demais.”

As primeiras quatro temporadas de Stranger Things estão disponíveis na íntegra na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›