Como foram feitos os efeitos especiais de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

O filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, dirigido por Jon Watts, foi um grande desafio para a equipe de efeitos especiais. O time teve que usar tudo o que sabiam para trazer a vida diversos vilões antigos do escalador de paredes.

Isso significou o retorno de personagens como Doutor Octopus de Alfred Molina, Duende Verde de Willem Dafoe, dos filmes de Sam Raimi, como também o Homem-Areia de Thomas Haden Church, Electro de Jamie Foxx e Lagarto de Rhys Ifans, dos filmes de Mark Webb.

De acordo com o THR, a supervisora ​​de efeitos visuais Kelly Port, foi quem liderou o trabalho das 2.500 tomadas VFX do filme, produzidas em casas de efeitos múltiplos, incluindo Digital Domain, Framestore e Imageworks da Sony. Ela disse:

“Definitivamente, queríamos manter um visual consistente, então muitas referências foram feitas a esses filmes anteriores. Foi um pouco complicado porque fomos capazes de tentar obter alguns dos ativos dos filmes anteriores, mas muito disso simplesmente se foi”.

Em Homem-Aranha 2, Doutor Octopus tinha tentáculos que eram parte manipulados por marionetes e parte CG. Desta vez, eles eram totalmente CG, embora Port diga que sua equipe fez referência a fotografias dos tentáculos originais retirado arquivos físicos da Sony.

“Os nossos são relativamente consistentes ao longo do filme e baseados no que está nos arquivos da Sony”.

Fonte da juventude

Alfred Molina como Dr. Octopus em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Reprodução / Marvel)
Alfred Molina como Dr. Octopus em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Reprodução / Marvel)

Devido à natureza da história multiversal, os personagens estão em tempos diferentes quando se encontram, o que significa que alguns personagens, incluindo os Aranhas de Tobey Maguire e Andrew Garfield, envelheceram enquanto vilões como Doutor Octopus precisavam de rejuvenescimento.

O rejuvenescimento, explicou Port, foi em grande parte um processo de composição que envolveu o uso de um sistema de rastreamento facial para dar a Molina sua aparência mais jovem:

“Removemos algumas rugas, endurecemos algumas peles, coisas assim. Foi um processo muito demorado”.

Ele acrescentou que Dafoe também envolveu algum trabalho de redução de envelhecimento “mínimo”.

“Faríamos muito esforço para não perder nenhum detalhe facial, os detalhes faciais de alta frequência, como os poros. Quando você faz isso, começa a parecer retocado… então mantivemos todos os detalhes que estavam na fotografia original”.

Outros vilões

Cena de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Reprodução / Marvel)
Cena de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Reprodução / Marvel)

Sem Volta para Casa também marca o retorno do Homem-Areia que apareceu em Homem-Aranha 3, de 2007. Port comentou:

“Quando estávamos entrevistando empresas para trabalhar neste filme, algumas delas haviam trabalhado no Homem-Aranha no passado, e o Homem-Areia parece que sim ser um transtorno de estresse pós-traumático coletivo. A tecnologia avançou um pouco desde então, mas ainda é um processo extremamente difícil porque o personagem é uma combinação de duas coisas: animação de personagem, mas também é conduzido por uma simulação. Um alimenta o outro, e é uma simulação complexa com milhões de grãos de areia, todos tendo que interagir uns com os outros”.

“(…) então, obviamente, quando ele entra mais no lado das simulações, os efeitos assumem. [Por exemplo,] ‘Eu quero que essa nuvem de poeira vá nessa direção’. (…) fomos capazes de pegar tomadas alternativas do filme antigo e reprojetá-las em um personagem totalmente CG [para obter] exatamente o mesmo desempenho e exatamente a mesma fotografia”.

Traje do herói

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Tom Hollanda como Homem-Aranha em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Divulgação/ Marvel)

Port também comentou sobre o processo de fazer os trajes do Homem-Aranha de Tom Holland, nos casos em que eles precisavam substituir seu traje por um digital, era demorado e trabalhoso.

“Conseguimos fazer isso. Mas foi um pouco difícil de roer as unhas, apenas por causa do tempo que levou para realmente aperfeiçoar isso”.

Isso não quer dizer Homem-Aranha: Sem Volta para Casa era tudo sobre trabalhar em cima de personagens. O filme envolveu várias cenas de ação importantes, incluindo a sequência climática do filme na Liberty Island.

Embora tenha havido algum trabalho em tela azul, Port relatou: “Toda a Liberty Island, todo o resto dos andaimes, a estátua, a própria ilha, todas as obras de construção, árvores, toda a água ao redor, a cidade distante – tudo era digital”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›