Como efeitos de maquiagem tornaram Alien em um dos monstros mais assustadores dos anos 1970

Filme foi feito numa época em que o uso do CGI não existia como hoje e precisou de muitos efeitos de maquiagem

O personagem Xenomorfo, horripilante antagonista de Alien, demandou várias técnicas de maquiagens e efeitos para se tornar ainda mais aterrorizante nas telas.

O personagem foi criado com efeitos reais, já que foi produzido antes do uso do CGI se tornar popular. Ao longo do filme, ele passa por alguns estágios que foram criados de maneira realística dentro do estúdio.

Como foi feito o Ovo do Xenomorfo em Alien

O primeiro estágio da evolução do Xenomorfo em Alien é um ovo que se abre durante a gestação. Quando Kane (John Hurt) encontra uma câmara cheia de ovos de Xenomorfo, ele se aproxima de um e ele se abre.

Esses ovos foram confeccionados individualmente e contavam com um sistema hidráulico para controle de abertura.

Esses objetos cenográficos facilitaram as reações doas atores em cena e um efeito simples, mas que deu um toque especial à cena foi o de reverter a filmagem da água pingando nos ovos, o que criou a imagem sobrenatural de um líquido pingando para cima.

Além disso, o diretor Ridley Scott queria que a larva alienígena se movesse, mas não conseguiu o efeito desejado. Então, ele calçou um par de luvas de borracha e mexeu os dedos na geleia onde estavam os ovos, dando os movimentos naturais que ele queria.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Como foi criada a fase do Abraçador?

O horripilante Abraçador é a segunda fase do monstro que salta de dentro do ovo. Para sua criação, foram utilizados intestinos de ovelha.

Para alcançar o salto surpreendente, os cineastas também inverteram essa filmagem. Puxar os intestinos e o alienígena do outro lado e, em seguida, inverter a filmagem permitiu o efeito de salto e a velocidade não naturais.

A terceira fase do Xenomorfo também foi criada com efeitos práticos

A primeira imagem do Estoura-Peito foi capturada quando o ator estava deitado na mesa sob um torso falso que escondia seu corpo. O peitoral empurrou o torso falso para o outro lado, sem romper o tecido.

Isso criou a imagem do Xenomorfo coberto pelo pano ensanguentado enquanto o sangue jorra violentamente ao redor dele.

O diretor lembrou que ainda foi usada uma série de bombas de alta pressão para criar o efeito, afirmando que “sopraria sangue por toda parte”, conforme aponta o Screenrant.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

A quarta fase é o Alien adulto

Essa versão adulta do monstro é feita com uma fantasia que foi usada por vários artistas, principalmente Bolaji Badejo. O diretor o encontrou em um bar de Londres e gostou do seu porte físico e sua altura de 1,80m.

A fantasia também tem seus efeitos e truques. O rosto é controlado por uma série de alavancas hidráulicas, uma das quais abria a boca e empurrava a língua do Xenomorfo para fora da boca.

Todas essas criações do diretor contribuíram para transformar o monstro em um dos seres mais assustadores do cinema até hoje.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›