Como diretor transformou One Piece Film: Red em sucesso global?

One Piece Film: Red se tornou um dos filmes de anime mais assistidos no mundo

One Piece é um fenômeno mundial. O mangá de Eiichiro Oda começou a ser publicado 1997, enquanto o anime foi lançado em 1999. Desde então, a franquia se expandiu para jogos, brinquedos, spin-offs e neste ano foi lançado o 15º filme, One Piece Film: Red.

De acordo com o Comscore, empresa que analisa bilheterias, One Piece Film: Red conseguiu uma bilheteria global de $ 198 milhões, tornando-o o sexto filme japonês de maior sucesso de todos os tempos.

Em uma entrevista para o The Hollywood Reporter, Gorõ Taniguchi, diretor do longa, se abriu sobre o sucesso de One Piece fora do Japão, e como a indústria dos animes vem crescendo desde o final dos anos de 1980.

Questionado se esperava se One Piece Film: Red fosse um fenômeno internacional, Taniguchi respondeu: “Claro, todo diretor quer ter sucesso, mas ninguém pode ter certeza de que isso acontecerá”. E acrescentou:

“Quando me ofereceram para dirigir One Piece Film: Red, me pediram para ir além, para mudar as coisas: essa é a missão que me foi confiada e fiz o possível para conseguir”.

Popularidade fora do Japão

Não se sabe exatamente quando One Piece começou a se tornar tão popular no mundo, se transformando em um fenômeno geracional assim como outras grandes franquias como Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Star Wars.

Em seguida, o  diretor foi perguntado a respeito do que acha que tornou One Piece popular fora do Japão. Gorō Taniguchi afirmou que isso de deve ao alto nível de competência da indústria de animes.

“O anime, enquanto linguagem, (tem) o poder de ultrapassar as fronteiras nacionais e chegar a todos. Além disso, atingimos um altíssimo nível de habilidade e competência; os membros da indústria agora são capazes de atender a uma ampla variedade de demandas, sejam técnicas ou narrativas, atendendo às expectativas de um público global”.

O maior de desafio de Red

Fazer filmes animados não é um trabalho simples. Gorō Taniguchi compartilhou na entrevista qual foi seu ponto de partida para One Piece Film: Red, e os desafios que enfrentou ao longo da produção.

“Demorou quase três anos para fazer One Piece Film: Red. Um dos grandes desafios foi a própria popularidade de One Piece. Todos conhecem a marca entre os leitores de mangá, assim como os observadores de anime; e quase todo mundo já ouviu falar sobre isso pelo menos uma vez em suas vidas diárias”.

Ele concluiu: “Por outro lado, porém, um filme deve ser uma festa, uma celebração. O desafio passa a ser como convencer o público, público já constantemente exposto a One Piece, a ir ao cinema”.

Sobre One Piece Film: Red

Em One Piece Filme: Red, Uta é a maior cantora do mundo, e coloca sua vida em risco ao revelar ao mundo que é filha de Shanks, um dos mais influentes e poderosos piratas do Mundo.

O elenco de voz brasileiro inclui Carol Valença (Luffy), Bianca Alencar (Uta), Adrian Tatini (Usopp), Agatha Paulita (Chopper), Guilherme Briggs (Brook), Silvio Giraldi (Sharks), Tati Keplmair (Nami), Wendel Bezerra (Sanji) e Glauco Marques (Zoro), entre vários outros.

Confira o trailer:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›