Começa julgamento de Jussie Smollett; ator pode pegar até três anos de cadeia

O julgamento de Jussie Smollett iniciou esta semana no condado de Cook, em Chicago, conforme informou o site Deadline.

Em discurso de abertura, o advogado de defesa do ator alegava que “Jussie Smollett era a vítima de verdade”.

Este seria o início de longas horas no tribunal naquele dia, em um processo que não parece estar próximo de acabar.

O ex-ator de Empire recebeu inúmeras acusações de conduta desordeira e foi acusado de mentir para a polícia e forjar um ataque motivado por racismo e homofobia.

Caso seja condenado, Jussie pode pegar até três anos de cadeia.

O advogado de acusação, Daniel Webb, disse ao júri de quinze membros que saberia a alegada motivação do réu para ter simulado o crime de ódio:

“Ele desenvolveu para que este crime de ódio falso acontecesse de maneira que os estúdios da Empire levassem isso mais a sério porque este crime de ódio chamaria a atenção da imprensa.”

Ator fingiu ser vítima de ataque para se promover

Jussie Smollett após suposto ataque
Jussie Smollett após suposto ataque (Reprodução)

O ator e músico de 38 anos teria forjado um ataque de dois homens em janeiro de 2019. Segundo os acusados da agressão na época, Abimbola e Olabinjo Osundairo, Jussie teria pago aos dois para bater nele.

O objetivo de Smollett seria usar o ataque para criar pena no público e promover sua carreira em Hollywood.

O que tinha sido uma onde de compaixão pelo ator de tornou chacota em todos os cantos da internet. O tiro tinha acabado por sair pela culatra: a reputação de Jussie agora estava pior do que nunca.

O primeiro dia do julgamento durou das nove e meia da manhã até as sete da noite. O Juiz James Linn já havia alertado à imprensa e ao júri que eles deveriam esperar dias longos no decorrer deste processo. A aparente intenção do juiz é estender a duração diária para finalizar o julgamento no menor número de dias possível.

Os irmãos Osundairo serão ouvidos pelo juiz e júri esta semana. Ainda não há informações se o réu também ocupará o banco das testemunhas.

O caso já teve vários desdobramentos nos últimos anos. O advogado do condado de Cook Kim Foxx foi quem iniciou a abertura do caso. Logo em seguida, Jussie teria abdicado da fiança de $ 10 mil dólares. Em agosto de 2019, Daniel Webb foi adicionado à acusação do processo.

Em fevereiro do ano passado, em resposta à tentativa do réu de descartar nvas evidências, Webb acusou Smollett de mais seis crimes, entre eles a forja do relatório policial falso.

O caso estava em pausa devido à pandemia de Covid-19, mas agora que foi retomada deve ser resolvida em breve.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›