Com estreia prevista para 2025, a série documental Gente do Xingu, dirigida por Takumã Kuikuro, começou a ser filmada esta semana no Território Indígena do Xingu. Takumã Kuikuro é um cineasta reconhecido internacionalmente e faz parte do povo Kuikuro. Ele cresceu na aldeia Ipatse, no Alto Xingu.
A série mostra o dia a dia de moradores do Xingu, usando um estilo de filmagem mais natural para retratar a vida nessa região, que cobre 2,8 milhões de hectares e combina paisagens do Cerrado e da Amazônia. O projeto é uma coprodução entre a Xingu Filmes, o Coletivo Kuikuro de Cinema, Lamiré, Palmira Filmes e Olho-Pião Filmes e tem equipe majoritariamente formada por profissionais indígenas.
“Para nós, Kuikuro, o cinema é uma forma de preservar nossas histórias, nossos cantos e a memória dos nossos antepassados. Também é um modo de divulgar para o mundo a força da nossa cultura e exigir respeito ao nosso povo e à floresta”, explica o diretor Takumã Kuikuro.
“Realizamos essa produção através da Lei Paulo Gustavo, importante política pública que descentralizou os recursos da cultura, apoiando produções de grupos minoritários, como pessoas indígenas que são protagonistas nesta série. Isso é um ganho enorme para toda a sociedade porque amplia a visão sobre o que é o povo brasileiro e a força das nossas culturas. Esse trabalho é um fruto de um alinhamento importante entre arte e política”, comenta Nadja Dulci, produtora da série.
“Nosso objetivo é mostrar que o indígena também tem profissão, que sabemos contar nossas histórias e que queremos viver em paz com a floresta e os não indígenas. Estamos assumindo o protagonismo”, reforça Takumã.
A série vai mostrar a riqueza cultural dessas comunidades e os desafios do dia a dia. Entre os temas dos oito episódios estão o cuidado sustentável com a terra, o acesso à educação nas aldeias, a proteção da natureza e o diálogo entre a medicina tradicional e a medicina ocidental.
Deixe seu comentário
Adoraríamos saber sua opinião!




