Cientistas desenvolvem armadura do Homem de Ferro da vida real

Uma réplica da armadura usada pelo Homem de Ferro  nos filmes tem agitado o fandom do super-herói, pela possibilidade de se tornar realidade. Isso mesmo.

A vestimenta é definida como  exoesqueleto de alta tecnologia e está em preparação para ser oferecida ao grande público. A empresa à frente dessa empreitada é a  California SuitX  e o fundador da mesma, Homayoon Kazerooni, afirma:

“Não tenho dúvidas de que esses dispositivos serão vendidos em lojas de hardware”.

Quando o desenvolvimento do ‘brinquedo’ for concluído as vestimentas serão ofertadas em lojas de varejo nos Estados Unidos. Sendo assim, a empresa produtora do aparato o define da seguinte maneira:

“Os trajes exoesqueléticos usam molas, motores e sistemas hidráulicos para aumentar a força e a resistência do usuário, além do que o corpo humano pode suportar por conta própria.”

Veja um exemplo da armadura completa abaixo:

Vestimenta de Homem de Ferro exibida em conferência militar (Reprodução)
Vestimenta de Homem de Ferro exibida em conferência militar (Reprodução)

Outras Utilidades da Armadura

A outra aplicação prática da tecnologia é ajudar pessoas com doenças e outras condições debilitadoras. Como explica o Professor Kazerooni, chefe do Laboratório de Robótica e Engenharia Humana de Berkeley da Universidade da Califórnia.

“Mostramos que a atividade muscular nas costas, ombros e joelhos diminui em 50%”, afirma o professor.

“Se as atividades musculares decaírem, isso significa que o risco de lesão muscular é menor. Isso também significa que os gerentes de fábrica  obtêm mais produtividade, pois seus custos de seguro são mais baixos e há menos dias de trabalho perdidos por lesões. Há menos custo e mais produtividade.”

A empresa General Motors está associando o traje diretamente à Marvel, ao nomeá-lo como Mão de Ferro. Pois o mesmo pode ajudar a aliviar as pressões que os trabalhadores aplicam nas mãos e nos dedos durante o trabalho.

De acordo com a BioServo, a Mão de Ferro também pode aumentar a resistência dos usuários em até 20% durante o uso. Já a Delta está supostamente testando uma versão de um exoesqueleto da Sarcos Robotics.

Além disso, esta ferramenta poderia ajudar os trabalhadores de manutenção e construção a levantar até 90 kg de peso.

Comparação da ficção com a realidade

Por outro lado, essas armaduras trazem muita insegurança,  graças às obras de ficção científica e suas  previsões sombrias sobre o homem e a tecnologia.

O filme Elysium de Neil Blomkamp é provavelmente a comparação mais assombrosa com o nosso mundo tecnológico e de hoje.

No longa, operários produzem robótica, e os trajes de exoesqueleto são uma realidade. Os criminosos cibernéticos são o lado ruim do uso da tecnologia. Então, para cada Homem de Ferro e exoesqueleto criado, também pode haver um Cyberpunk.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›