Christopher Nolan fala sobre a atual indústria dos filmes de super heróis

Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)
Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)

Houve uma época em que filmes de heróis eram raros, normalmente feitos para entreter crianças ou os fãs de quadrinhos. Contudo, a indústria do cinema começou a ver um grande potencial nesses filmes, fazendo com que grandes produções baseadas em diversos heróis chegassem nas telonas. Um exemplo de sucesso em filmes baseados em heróis de quadrinho é a trilogia do Batman de Christopher Nolan.

Segundo uma matéria do site IndieWire, durante a promoção do livro The Nolan Variations, de Tom Shore, Christopher Nolan refletiu sobre sua famosa trilogia do cavaleiro das trevas, assim como fez um comparativo sobre como era indústria de filmes de heróis antigamente e agora.

“Foi o momento certo para contar a história que eu queria. A história de origem do Batman nunca foi abordada em um filme ou totalmente nos quadrinhos. Não havia uma coisa específica ou exata que deveríamos seguir. Houve uma lacuna na história do cinema. Superman teve uma narrativa muito bem definitiva com Christopher Reeve e Richard Donner. A versão disso com Batman nunca aconteceu”, disse o cineasta.

Ele acrescentou: “A outra vantagem que tínhamos era que você podia levar mais tempo entre as sequências. Quando fizemos ‘Batman Begins’, não sabíamos que faríamos um outro filme e levamos três anos para lançá-lo e quatro anos para lançar um terceiro. Tínhamos o luxo do tempo. Não parecia uma máquina, uma engrenagem de dinheiro para o estúdio. À medida que o gênero se torna tão bem-sucedido, essas pressões se tornam cada vez maiores. Era a hora certa”.

Christopher Nolan já conquistou um prêmio no BAFTA e outro no Critic’s Choice. O conceituado diretor é conhecido por fazer de tramas complexas. Entre seus maiores sucessos estão Amnésia, A Origem, Transcendence – A Revolução, Interestelar e Dunkirk. Seu mais recente filme é Tenet, que foi lançado este ano.

Formado em administração e psicologia. Fez curso de desenho com especialização em cartoons. Adora videogame, animações e filmes e séries de super heróis e monstros.


SIGA-NOS E VEJA MAIS