A Netflix falou que ouviu as reclamações de que a plataforma estaria sendo seletiva com os dados que divulga sobre o conteúdo consumido em seu catálogo. A plataforma anunciou uma mudança na maneira como mostraria aos clientes suas listas de top 10, que iria incluir os shows e filmes mais assistidos no mundo todo.
Nas listas, disponíveis em top10.netflix.com, qualquer usuário tem acesso aos títulos em inglês e em outros idiomas que estão entre os mais assistidos em mais de 90 países diferentes.
O streaming também contratou a empresa EY para fazer a auditoria de seus dados, e revelará os resultados no ano que vem. Nunca uma quantidade tão grande de dados de visualizações foi revelada para o público antes.
A Netflix já havia anunciado previamente que iria abandonar a antiga maneira de contabilizar sua audiência: a técnica consistia em contar o número de contas da plataforma que assistiam a um título do catálogo por pelo menos 2 minutos.
Esta contagem não era uma forma confiável de medir o fluxo de visualizações concretas de um programa, já que não ficava claro quantos dos espectadores dos show passaram de 120 segundos assistindo aquele título.
Agora, os dados apresentados consideram o número de horas consumidas de cada título, o que consegue dar uma amostragem muito mais precisa do real engajamento dos espectadores com as produções.
Não se pode ignorar o motivo que fez a Netflix divulgar seus números: o top 10 foi claramente criado com o intuito de atrair ainda mais espectadores para os shows mais assistidos do momento.
Estratégia visa atrair ainda mais audiência para os shows
![Catálogo Netflix (Divulgação)](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1360,h_765/https://epipoca.com.br/wp-content/uploads/2021/04/postaressa-5.jpg)
As informações divulgadas abertamente são apenas mais uma jogada estratégica para garantir que usuários da plataforma tenham uma forma fácil e acessível de descobrir o que mais eles podem assistir.
O Vice-Presidente de Estratégia de Conteúdo da empresa, Pablo Perez de Rosso, confirma isso em declaração para a imprensa sobre a nova métrica:
“Mais do que tudo, nós esperamos que o nosso top 10 semanal na Netflix seja uma ajuda aos fãs para descobrirem novas histórias e se juntar a novas discussões.”
Essa é uma forma de a Netflix mostrar superioridade em número de assinantes frente às suas concorrentes. A empresa foi a primeira a apostar no serviço de streaming há mais de 10 anos, tempo suficiente para conseguir um número expressivo de assinaturas. Resta saber se os outros serviços seguirão seus passos e divulgar dados de audiência.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.