Chaves: Dona Florinda pede que o seriado volte para TV e vai para Justiça 

O drama da saída de Chaves da televisão acaba de ganhar mais um capitulo, à medida que a atriz Florinda Meza entrou na justiça, pedindo que o seriado volte à TV.

A atriz que interpreta a icônica personagem Dona Florinda usou seu Twitter para revelar que está travando uma batalha nos tribunais mexicanos. Assim, a viúva do ator Roberto Bolaños, que interpretava o clássico Chaves, deseja ver o obra seu marido nas televisões outra vez.

Florinda Meza e Roberto Bolaños
Florinda Meza e Roberto Bolaños (Reprodução)

Hoje, com 73 anos, Florinda Meza foi casada com Bolaños por mais de 10 anos, até a morte do astro em 2014. Um dos atores mais famosos de toda a América Latina, Bolaños faleceu após sofrer um ataque cardíaco.

Em seu Twitter, Florinda afirmou que, se fosse da sua vontade, o seriado de Bolaños jamais teria saído das televisões ao redor do mundo. Entretanto, a atriz foi excluída das negociações entre a Televisa e os filhos de Bolaños, que levou ao fim da exibição de Chaves e Chapolin.

Florinda Meza
Florinda Meza (Reprodução)

Na época, a televisão mexicana, que detinha os direitos de transmissão das produções, não chegou a um acordo com herdeiros de Bolaños, que detém os direitos de exploração comercial dos personagens.

Embora transmitisse os seriados apenas no México, era a Televisa que distribuía os seriados para canais de outros países como o SBT e Multishow, no Brasil.

Assim, quando o canal mexicano não renovou o contrato com os herdeiros de Bolaños, canais estrangeiros também retiraram as obra das de suas programações.

No Brasil, Chaves se tornou um clássico e fez parte da infância de várias gerações. Porém, após mais de 36 anos de exibição, grande parte deles exclusivamente pelo SBT, o seriado deixou a programação brasileira.

Televisa não quis pagar

Elenco de Chaves (Divulgação)

Na ocasião a Televisa apenas informou aos canais fora do México que estava enfrentando “um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”, que seria o Grupo Chespirito.

Na época, o Grupo Chespirito era liderado por Gómez Fernández, um dos filhos de Bolaños, que também não se manifestou. Entretanto um dos atores de Chaves abriu o verbo e revelou o real motivo para o conflito.

Segundo Edgar Vivar, que viveu os personagens Nhonho e Senhor Barriga, a briga entre os herdeiros e a Televisa aconteceu pois o canal não quis pagar os direitos dos personagens.

Ainda de acordo com Vivar, a Chespirito havia cedido à Televisa os direitos de seus personagens, mas apenas até o dia 31 de julho de 2020. Mas, quando essa data venceu, “esses direitos não foram renovados, porque a Televisa não quis pagar”, afirmou Edgar Vivar.

Por isso, a batalha de Florinda Meza pode se estender por anos na Justiça. No entanto, nem própria atriz também revelou o que estaria ocorrendo nos tribunais mexicanos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›