Cena de Xógum fez ator chorar por 3 horas

Em Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, a série do FX, a morte é inevitável. No entanto, essa inevitabilidade não torna a morte de nenhum personagem – especialmente aqueles que parecem evitáveis – mais fácil de suportar.

O episódio 8, entrega a morte mais pesada até agora. Nele, o público se despede do general Toda Hiromatsu (interpretado por Tokuma Nishioka), o segundo no comando do Senhor Toranaga (Hiroyuki Sanada).

A trama se desenrola quando os homens de Toranaga se recusam a se render ao Senhor Ishido (Takehiro Hira) e ao Conselho de Regentes. Hiromatsu, conselheiro mais confiável de Toranaga, faz uma declaração chocante: “Senhor, se você não mudar de ideia, então eu cometo seppuku imediatamente.”

Momentos depois, o impensável acontece. Toranaga não cede aos desejos de Hiromatsu de lutar contra o Conselho pelo bem de seu clã, pois o bushō acredita que a paz do Japão é mais importante. E assim, na frente de Toranaga e um punhado de seus principais generais, Hiromatsu tira sua própria vida.

As lágrimas de Nishioka

Tokuma Nishioka, o ator por trás de Hiromatsu, revelou em uma entrevista para o TV Guide que chorou durante a filmagem dessa cena intensa. “Definitivamente, chorei“, declarou o ator.

Durante “cerca de três horas”, ele permaneceu emocionado, tanto pela exigência da performance quanto pela profundidade da cena.

Mas por que a morte de Hiromatsu foi necessária? Mesmo que a maioria dos homens na sala não soubesse que Toranaga tinha um plano, Hiromatsu estava convencido do contrário.

Precisamos enganar Ishido de alguma forma e fazê-lo acreditar que foi o fim de Toranaga. Isso é morrer pelo mestre, mostrar essa lealdade“, explicou Nishioka.

Nishioka também explicou sobre a relação de seu personagem com Toranaga: “Somos amigos de infância, mesmo eu sendo um pouco mais velho. Eu só pensava em como poderia fazê-lo se tornar shōgun – toda a minha vida.”

Ele estava pensando em todo o Japão, não apenas em si mesmo. “Ele queria fazer um Japão sem guerras, sem combates”, acrescentou Nishioka.

A química entre Nishioka e Sanada

Hiroyuki Sanada, que interpreta Toranaga e também atua como produtor executivo, compartilhou como foi filmar a cena.

Trabalhamos juntos há mais de 30 anos, então tivemos a química mostrando nossa longa amizade para o público sem as palavras”, disse Sanada na entrevista.

A história dos dois atores pode ser parte da razão pela qual os momentos finais entre Hiromatsu e Toranaga foram tão comoventes.

Naquela cena, [estamos] olhando um para o outro, mas estamos falando através dos olhos. Ambos sabem o que é importante — Hiromatsu entendeu“, explicou Sanada.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão está disponível no serviço de streaming Star+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›