Cena de Top Gun: Maverick quase causou incidente internacional

Diretor precisou pedir permissão da Marinha para filmar em certos locais

Muitos sabem que diversas cenas de ação em aviões em Top Gun: Maverick são reais. O diretor Joseph Kosinski queria o máximo de realismos nas sequências, e por isso, os atores acabaram aprendendo a pilotar aviões.

Contudo, o diretor quase causou um incidente internacional ao filmar uma cena. Ele explicou em uma entrevista para o Collider, que as cenas de aviões chamaram a atenção de satélites internacionais.

Primeiro, Kosinski contou sobre um pedido que recebeu da Marinha para não ficar em um local especifico.

“Fui à China Lake Naval Air Station, que é uma base da Marinha no deserto. Tenho certeza de que você dirige perto dela quando vai até Mammoth. Fica à direita e abrange uma enorme extensão de deserto lá. Mas eu estava fazendo um tour pela base procurando um hangar para a sequência Darkstar. E eles disseram: ‘Você pode filmar, desde que não aponte sua câmera para lá'”, explicou.

“Eu olhei para lá, e havia um hangar realmente interessante com uma torre e arame farpado ao redor e uma porta azul. E eu pensei: ‘O que é isso?’ E eles responderam: ‘Ah, nem pense nisso. Você nunca vai conseguir filmar lá. Não tire nem foto daquilo. Nem olhe para lá’. Eu disse: ‘Bem, podemos passar por ele se eu não tirar uma foto?’ E eles disseram: ‘Ok, tudo bem. Podemos passar de carro, mas você não pode tirar uma foto'”.

Ao chegar perto do local, Kosinski percebeu que era tudo o que ele precisava para uma cena em uma base secreta. E insistiu para fazer a cena lá.

“Então nós fomos, e passamos por lá, e eu olhei para ele, e era simplesmente perfeito. Quero dizer, parece um hangar secreto dentro de uma base secreta. E  eles passam à noite, e parece que é o local perfeito para isso’. E eles disseram: ‘Bem, não é nenhuma surpresa que você esteja interessado nesse edifício em particular.’ Então, disse: ‘Oh cara, uau. Seria ótimo filmar lá'”.

Tom Cruise como Maverick em Top Gun Maverick
Tom Cruise como Maverick em Top Gun Maverick (Divulgação/ Paramount Pictures)

A insistência do diretor deu resultado, e ele recebeu sinal verde para fazer sua cena. Mas claro com algumas restrições. Kosinski continuou:

“Então, alguns dias depois, recebi uma ligação. E eles disseram: ‘Ok, se você nos disser quando quer filmar lá, pegaremos o que estiver lá e retiraremos alguns dias antes, para que você tenha um prédio’. E acabamos filmando no hangar secreto, e realmente construímos Darkstar, e a colocamos em um hangar”.

O diretor então contou que as cenas com os aviões chamou a atenção de satélites internacionais, e conseguiram até rastrear o avião em que Tom Cruise estava.

“E quando saímos para filmar, disseram-me que alguns satélites pertencentes a outros países realmente se moveram no espaço para tirar fotos dele. Acho que eles conseguiram rastrear isso, o que achei incrível. Se eles pudessem aproximar muito o zoom, veriam que Tom Cruise está no cockpit, o que é bem legal”.

Top Gun: Maverick está disponível no Paramount+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›