Capitão América vs. Homem de Ferro: por que o final de Steve Rogers no MCU foi melhor

Desde a morte do Homem de Ferro à partida tão adequada do Capitão América ao seu próprio tempo, os finais desses dois grandes personagens foram importantes, cada um à sua forma.

Ainda assim, numa comparação entre os dois, embora não pareça justo, há muitos fãs que acreditam que o Capitão América teve o melhor final no MCU pelos seguintes motivos:

O Homem de Outro Tempo voltou à sua Época de Origem

Todo o arco do personagem de Steve Rogers no MCU gira em torno de ele ser um homem fora de seu tempo. Ele lutou para se ajustar aos dias modernos em Capitão América: O Soldado Invernal, e olhava com muita tristeza para a família do Gavião Arqueiro quando percebeu que nunca poderia ter a mesma coisa em Vingadores: Era de Ultron, por isso, decidiu dedicar a vida a lutar contra bandidos em Vingadores: Guerra Infinita.

Quando Vingadores: Ultimato finalmente introduziu a noção de viagens no tempo no MCU, tudo que mais fazia sentido para o Capitão América era usar essa oportunidade para voltar ao seu verdadeiro tempo e viver a vida que ele tinha vontade.

Essa foi a melhor maneira de encerrar o arco de um grande personagem cujo arco próprio não é tão grande assim.

Steve Rogers e Bucky Barnes
Steve Rogers e Bucky Barnes em Capitão América (Reprodução)

A música combinou perfeitamente com a cena

A música que toca na cena final do Capitão América é mais memorável do que aquela que toca na cena final do Homem de Ferro.

Quando o Homem de Ferro estalou os dedos e morreu, a trilha sonora era mais do mesmo da música de Alan Silvestri que ouvíamos ao longo de todo o filme.

Foi uma partitura fantástica e arrebatadora, mas não foi particularmente especial ou distinta.

Ao contrário, com o Capitão América, quando ele finalmente conseguiu ter aquela esperada dança com Peggy, a música que eles dançam combina perfeitamente com a cena e com toda a temática envolvida nela, embora contenha uma trágica ironia, por se chamar It’s Been a Long, Long Time (que em inglês quer dizer: Já passou muito, muito tempo).

Foi um final mais feliz

É óbvio que o público sempre quer ver um final feliz nas telas, mas nem sempre é possível acontecer isso.

Cada personagem tem seu final mais adequado. O Homem de Ferro, por exemplo, teve o final certo para o seu personagem, mesmo tendo sido extremamente perturbador.

Felizmente, o Capitão América teve mais sorte e recebeu um final feliz. Os fãs choraram em ambos finais, mas, no caso de Steve, eram lágrimas de alegria.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›