Cannes: filme que surpreendeu no festival será distribuído nos EUA

A produtora americana Grasshopper Film adquiriu os direitos da comédia surrealista egípcia Feathers. O longa dirigido por Omar El Zohairy ganhou o Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes no mês passado.

A Grasshopper, de Nova York, ganhou os direitos por meio da agente de vendas greco-europeia Heretic, em um acordo nesta segunda-feira (02). Feathers já foi vendido para ser distribuído na China (Huanxi Media), Itália (Wanted) e Grécia (Cinobo) e será lançado na França pela Dulac Distribution.

O filme se centra na história de um truque de mágica que deu errado e acaba comprometendo a vida de um homem. Um mágico de uma cidade pequena acidentalmente transforma um idealista com poucas habilidades práticas em uma galinha. Porém, quando ele não muda de volta, sua esposa é forçada a mover céus e terra para tentar salvar a sua família.

O longa tem produção da francesa Juliette Lepoutre pela produtora francesa Still Moving em co-produção com os egípcios Mohamed Hefzy da Film Clinic, Shahinaz e Al Akkad da Lagoonie Film, Derk-Jan Warrink e Koji Nelissen do grupo holandês Kepler Film e Giorgos Karnavas e Konstantinos Kontovrakis da Heretic, além de Verona Meier.

Feathers conseguiu notável popularidade em Cannes este ano, o que surpreendeu especialistas, uma vez que o cinema egípcio nem sempre foi levado em conta no festival. O filme foi escolhido entre mil outros indicados por um comitê sob a liderança do diretor Charles Tesson para a prestigiosa Semaine de la Critique.

Feathers (Divulgação)

O filme de El Zohairy e competiu contra o colombiano Amparo de Simón Mesa Soto, o francês Olga dirigido por Elie Grappe, Piccolo Corpo da italiana Laura Samani e Rien à Foutre da francesa Julie Lecoustre e Emmanuel Marre.

A Grasshopper adquiriu juntamente com a Gratitude Films os direitos de distribuição nos EUA para outro filme que fez sucesso em Cannes: Un Certain Regard de Abdullah Mohammad Saad, provando a força dos cineastas do Oriente Médio no festival francês. Os próximos filmes da lista da Grasshopper, adiquiridos em Cannes, incluem: Dias, Friends and Strangers de Tsai Ming-Liang, e Los Conductos de Camilo Restrepo.

Sobre Omar El Zohairy

Feathers é o primeiro longa da carreira de El Zohairy. O cineasta iniciou seu trabalho nos cinemas com o curta-metragem universitário The Aftermath of the Inauguration of the Public Toilet at Kilometre 37 (2014) foi o primeiro filme egípcio aceito no concurso Cinefondation de Cannes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›