Cancelada? Por que Lost terminou na sexta temporada?

Cancelada? Ou simplesmente criativamente encerrada?

publicidade

A série Lost é muito conhecida pelo público, quer a tenham assistido ou não. Envolta em polêmicas por seu final que desagradou fãs e enredo que muitos acham “confuso”, muita coisa sobre a série ainda é novidade para muita gente.

Depois de seis temporadas completas exibidas no Brasil pelo canal por assinatura AXN (e na TV aberta pela Rede Globo), Lost terminou em 2010. Mas afinal de contas, a atração foi finalizada ou cancelada?

publicidade
Matthew Fox é Jack em Lost (Reprodução/FOX)
Matthew Fox é Jack em Lost (Reprodução/FOX)

A série

Lost é uma série de ficção científica que conta a história de um grupo de passageiros de um voo com destino aos Estados Unidos que cai em uma ilha no meio do Oceano Pacífico.

Alternando entre flashbacks contando o passado de cada um dos sobreviventes do acidente e a situação presente deles na ilha, a série apresentava a história de uma maneira que sempre mantinha os espectadores curiosos e discutindo teorias entre um episódio e outro.

Michelle Rodriguez é Ana Lucia em Lost (Reprodução/FOX)
Michelle Rodriguez é Ana Lucia em Lost (Reprodução/FOX)
publicidade

Com uma sexta temporada mostrando uma realidade paralela em que o avião não caiu, o final da série deixou muitos fãs surpresos, e imaginando por que a série acabou.

Cancelada ou finalizada?

A verdade é que Lost nunca tinha sido idealizada para ser uma série tão longa. O showrunner da atração, Carlton Cuse, revelou em entrevista concedida ao The Independent em 2020 que houve dois fatores que levou à finalização.

publicidade

Primeiro, criar mais histórias sem ter uma ideia de quanto tempo a série duraria era um trabalho difícil, ainda mais em uma série que se baseava em criar mistérios que às vezes levavam temporadas para serem revelados.

Sayid (Naveen Andrews) em Lost (Reprodução)
Sayid (Naveen Andrews) em Lost (Reprodução)

Em segundo lugar, o cineasta admitiu que os roteiristas e diretores não tinham mais ideias para criar flashbacks para os personagens, algo que era uma marca registrada da série e que movia a narrativa dela.

publicidade

Damon Lindelof, outro showrunner da série, contou para a Vox em 2017 que ele e Carlton discutiram bastante com o canal ABC [que produziu e exibiu a série nos Estados Unidos] para conseguir cancelar a série durante a produção da terceira temporada.

Os executivos do canal eram contra o cancelamento, porque a atração era a galinha dos ovos de ouro da emissora na época. Depois de muita discussão, os dois decidiram que escreveriam mais três temporadas para finalizar a série, que então acabaria em definitivo.

Lost está disponível na íntegra no Star+ e no Globoplay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›