Caleidoscópio da Netflix é baseada em fatos reais?

Série pode ser assistida na ordem que o espectador desejar

Caleidoscópio é uma série da Netflix que ganhou destaque pela originalidade e conta a história de um grupo de ladrões que deseja invadir um cofre conhecido por ser impenetrável. Uma curiosidade interessante sobre a trama é que ela foi inspirada em uma história real ocorrida lá nos Estados Unidos.

Quem fez a revelação foi o próprio Eric Garcia, showrunner e criador de Caleidoscópio. Ele explicou que a ideia para a criação da série surgiu a partir de uma história mirabolante envolvendo o furacão Sandy, que passou pelos Estados Unidos em 2012.

Na época, o furacão causou diversos estragos à costa leste do país e ainda, supostamente, destruiu 70 bilhões de dólares que estavam dentro de um cofre subterrâneo. Isso teria acontecido por causa de uma inundação que ocorreu na cidade de Nova York.

Rufus Sewell como Roger em Caleidoscópio (Reprodução)
Rufus Sewell como Roger em Caleidoscópio (Reprodução)

A questão é que a tal inundação não foi causada somente por água, uma vez que, no local, foram encontrados lama, gasolina e outros resíduos. Na época, poucas pessoas comentaram o assunto, e o único que falou sobre a perda do dinheiro foi o banco Goldman Sachs.

Uma publicação do New York Post afirmou que o banco só perdeu 10 mil dólares, um valor praticamente irrisório diante da quantia total que estava no cofre. Como nem bancos e nem grandes milionários comentaram o assunto, muitas pessoas passaram a acreditar que alguém havia usado os acontecimentos desastrosos para disfarçar o roubo depois de ter conseguido invadir o local de segurança máxima e levar os 70 bilhões.

Criador de Caleidoscópio acredita na teoria do roubo dos 70 bilhões

Com base nessa crença, Eric Garcia teve a ideia para a criação de uma série na qual um grupo de ladrões espertos pretendem usar o furacão que se aproxima da cidade como forma de disfarçar a entrada e roubar o cofre conhecido por ser impenetrável.

Sendo assim, pode-se dizer que, apesar de não ser uma série completamente baseada em fatos reais, ela se inspira em acontecimentos verdadeiros, porém, toma algumas liberdades criativas.

Leo Pap (Giancarlo Esposito) em Caleidoscópio (Reprodução)
Leo Pap (Giancarlo Esposito) em Caleidoscópio (Reprodução)

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›