Brad Pitt diz que tem doença grave e lamenta que ninguém acredite

Ator relata que a chamada "cegueira facial"

Já passou por um momento em que olhou para o rosto de uma pessoa que você conhece, mas não conseguiu lembrar o nome dela? Quase todos possivelmente já passaram por uma situação parecida e isso é a versão simplificada de uma doença séria que pode causar graves danos psicológicos e sociais.

Não lembrar o nome de alguém é uma situação comum e aceitável para o cotidiano e para a medicina, mas quando o efeito é não reconhecer fisicamente o rosto das pessoas é o verdadeiro problema, então esta sim é uma condição de saúde.

Desde 2013, o ator Brad Pitt começou a afirmar que convive com prosopagnosia, uma doença neurológica que afeta a capacidade de reconhecer as pessoas, mesmo que sejam próximas.

A condição não é necessariamente um problema de memória, porque, segundo cientistas, a área do cérebro que grava traços físicos e a responsável pelo arquivamento de nomes são separadas. É por isso que portadores de prosopagnosia conseguem reconhecer pessoas próximas pelo cabelo ou pela voz, mas nunca traços físicos dos rostos.

Brad Pitt
Brad Pitt (Divulgação)

A doença pode acontecer em razão de uma fratura no crânio ou em decorrência de doenças psiquiátricas, como Alzheimer e esquizofrenia. No caso do ator de Hollywood, ele não recebeu um diagnóstico médico e não está claro ainda se sequer tenha procurado consegui-lo.

Mas os boatos sobre a possível doença do ator retornaram agora como justificativa dele mesmo em resposta a reputação de metido e egocêntrico que ele angariou ao longo dos anos, enquanto alega não reconhecer o rosto de seus colegas famosos e tampouco de seus amigos mais próximos.

E embora ele continue afirmando que sofre de prosopagnosia, lamenta que ninguém acredite nele sobre essa condição, nem mesmo essas pessoas mais próximas com quem ele convive como amigos e familiares. 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›