Bill Murray teve personagem escrito em Alien: por que ele não participou?

Ator contracenaria de novo com ex-colega de produção

Alien: A Ressurreição poderia ter tido um reencontro dos Caça-Fantasmas: o ator Bill Murray teve um papel no filme escrito especialmente para ele.

A continuação dirigida por Jean-Pierre Jeunet tem muitos elementos criativos interessantes e estilosos porém ainda assim é considerado por alguns fãs o ponto mais baixo envolvendo o personagem de Ellen Ripley.

Sigourney Weaver é Ellen Ripley em Alien: A Ressurreição (Reprodução)
Sigourney Weaver é Ellen Ripley em Alien: A Ressurreição (Reprodução)

A história do filme foi escrita por Joss Whedon, que inicialmente tinha imaginado uma trama em que clones de Newt seriam usados, por achar que Sigourney Weaver não teria mais interesse em reprisar Ripley. Depois de um acordo financeiro generoso, a estrela voltou e o enredo foi adaptado para acomodar o ingresso da atriz.

Joss reclamou muitas vezes que o insucesso do filme não era sua culpa mas dos estúdios, já que ele havia escrito uma série de personagens com atores específicos em mente, artistas estes que a FOX não fez questão de contratar.

Comediante seria chefão do mal?

De acordo com Joss, o papel de Christie, que ficou com Gary Dourdan, tinha sido originalmente criado com o ator chinês Chow Yun Fat, enquanto Call, vivida pela superestrela Winona Ryder, tinha sido planejado para outra superestrela: Angelina Jolie.

Winona Ryder é Call em Alien: A Ressurreição (Reprodução)
Winona Ryder é Call em Alien: A Ressurreição (Reprodução)

Já Bill tinha sido imaginado como o grande antagonista humano da história, o Dr. Mason Wren, chefe do time de pesquisadores a bordo do USM Auriga. Caso tivesse feito parte do elenco, seria a primeira vez que ele e Sigourney trabalhariam juntos desde a produção com Ivan Reitman.

No fim das contas, quem acabou com o papel foi o ator J. E. Freeman.

Por que Bill Murray não participou de Alien: A Ressurreição?

J. E. interpretou o personagem basicamente da maneira oposta à imaginada por Joss: enquanto a visão dele de Bill como o cientista daria a ele um ar de mistério, revelando sua real identidade como vilão bem mais tarde na história, a versão do filme é abertamente vilanesca desde o início.

J. E. Freeman é Dr. Mason Wren em Alien: A Ressurreição (Reprodução)
J. E. Freeman é Dr. Mason Wren em Alien: A Ressurreição (Reprodução)

A escolha se baseou em um principio bem básico de Hollywood: a FOX não quis desembolsar o valor que Bill queria para trabalhar no filme em um papel que o estúdios consideravam um coadjuvante.

E se ele tivesse sido escalado, será que a qualidade do filme teria mudado?

Todos os oito filmes da franquia Alien estão disponíveis através do Star+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›