Adão Negro não foi um fracasso comercial, afirma produtor

Filme fracassa nas bilheterias, mas nem tudo está perdido

As alegações de que Adão Negro é um fracasso e está perdendo dinheiro começaram a surgir na internet nos últimos dias, porém, elas estão equivocadas. Pelo menos é isso que diz Joe Singer, produtor e financiador de filmes em Hollywood.

“Eu li as alegações de que o Adão Negro vai perder dinheiro. Isso é falso. O filme pode ser considerado decepcionante, pois tinha Dwayne Johnson em um filme da DC. No entanto, a produção ultrapassará o ponto de equilíbrio e gerará um certo lucro”, falou Singer, em entrevista ao Deadline.

O que acontece é que o filme custou 195 milhões de dólares para ser produzido e ainda teve outros gastos extras com publicidade que girou entre 80 e 100 milhões de dólares – ou seja, um investimento total de quase 295 milhões.

O problema é que, até o momento, o filme só arrecadou 390 milhões de dólares em bilheterias – o que é um valor realmente elevado, mas ainda não significa uma boa margem de lucro que de fato agrade ao estúdio.

Conforme relatou a revista Variety, Adão Negro precisaria fazer pelo menos 600 milhões de dólares em bilheterias para ser considerado um sucesso e se aproximar um pouco mais da margem de lucro que o estúdio esperava.

Adão Negro (Dwayne Johnson) em Adão Negro (Reprodução / DC)

Adão Negro também tem seus méritos

É importante destacar que Adão Negro se destacou como a maior abertura solo de um filme de Dwayne Johnson nos Estados Unidos, arrecadando 67 milhões de dólares.

Considerando que o mercado ainda não está completamente recuperado da pandemia, Adão Negro foi considerado o melhor filme da temporada, conforme publicação do portal Deadline.

A produção ficou em primeiro lugar ao longo de três semanas consecutivas no mundo inteiro até a chegada de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, do Universo Cinematográfico da Marvel.

Além disso, é válido lembrar também que como a Warner Bros. Discovery está enfrentando várias dívidas e passando por rodadas de demissões, o estúdio economizou muitos dos custos com publicidade ao utilizar as próprias redes sociais de Dwayne Johnson.

O ator é bastante popular e tem alcance de quase meio bilhão de seguidores no TikTok, Instagram, Twitter e Facebook.

Dwayne Johnson como Adão Negro em Adão Negro
Dwayne Johnson como Adão Negro em Adão Negro (© 2022 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.)

Os lucros do streaming

O filme chega à HBO Max no dia 16 de dezembro, depois de uma janela de 57 dias, um quadro longo o suficiente para maximizar os valores do cinema e PVOD.

O acordo de Johnson para o filme, entretanto, não foi tão ‘agressivo’ quanto os anteriores. O ator recebeu seu valor inicial de 20 milhões de dólares e deve lucrar mais com a bilheteria.

Há um pool de lucro de 40% compartilhado pelo diretor Jaume Collet-Serra, os produtores do filme Beau Flynn e Seven Bucks, e Johnson, que é o maior participante com mais de 10%.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›