Gotham City de filme do Batman teve atmosfera sombria inspirada em quadrinhos

publicidade

Batman (The Batman) agradou a vários fãs do personagem com o enredo obscuro que levou às telas. Mas além do enredo, um dos elementos que tornaram o filme ainda mais envolvente é o cenário Gotham City e a forma como a cidade foi retratada.

Gotham apareceu como um ‘personagem’ à parte na trama, e aqui você vê alguns dos pontos em que a adaptação mais se aproximou dos quadrinhos.

O efeito do Batman na cidade é evidente em todos os lugares

publicidade

A polícia e os criminosos sabem da existência do Batman, e o filme percorre um longo caminho para mostrar suas reações a ele.

A cena com o Bat-Sinal acontecendo e os criminosos reagindo é uma ilustração disso, assim como a reação da polícia ao Batman nas cenas de crime.

O filme traz esses aspectos diretamente dos quadrinhos, principalmente quando retrata o medo que o Batman causa aos criminosos e a forma como ele afetou a polícia.

Cena de Batman (Reprodução / DC)
Cena de Batman (Reprodução / DC)

Chove o tempo todo

publicidade

Uma das características mais marcantes de Gotham City do Batman é sua atmosfera, e uma das grandes causas disso é a constante chuva.

Há pouquíssimas cenas do filme em que a chuva não é vista e isso dá a sensação exata dessa visão sombria e estilística da cidade, sendo este mai um dos aspectos retirados do material de origem.

publicidade

A chuva de Gotham representa a podridão constante corroendo a cidade, sua corrupção crescendo.

A escuridão

O Batman apresenta Gotham como uma cidade sombria. A maioria das cenas está cheia de escuridão.

Quando ocorrem cenas durante o dia, elas também são acinzentadas, como se a luz do sol nunca tivesse a chance de iluminar os moradores da cidade.

publicidade

Essa representação da cidade também é retirada dos quadrinhos que mostram, Gotham como um lugar escuro, onde todo tipo de perigo espreita nas sombras.

Cena do trailer de Batman (Reprodução / DC)
Cena do trailer de Batman (Reprodução / DC)

A arquitetura também foi baseada nos quadrinhos

A cidade de Gotham, no filme, não se parece com uma cidade do mundo real em que o filme foi feito, em vez disso, captura a paisagem de pesadelo gótico dos quadrinhos.

publicidade

A arquitetura transmite isso contrastando as torres escuras dos prédios dos ricos com as favelas dos pobres.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›