Batman de Christopher Nolan não tem outras personagens da DC, saiba o porquê

Os três filmes do Batman dirigido por Christopher Nolan foram marcados pela atuação de Christian Bale. Porém, muitos questionamentos surgiram por ele não apresentar outros personagens da DC.

Focando nos aspectos mais sombrios da vida do vigilante noturno, a trilogia de Nolan começa com Batman Begins (2005). O filme conta com Bruce Wayne mais personagens  Ra’s al Ghul (Liam Neeson) e Espantalho (Cillian Murphy).

Em 2008 Nolan falou sobre suas escolhas cinematográficas em entrevista para a o jornal LA Times. Para o diretor ele não precisava de referência dos personagens da DC, porque seu foco era o próprio Batman. Ele chegou a conversada com roteiristas sobre incluir outros personagens do DCEU, mas a ideia não avançou.

Também, de acordo o Screen Rant, Nolan optou não acrescentar outros personagens da DC, porque isso tiraria de foco as motivações pessoais de Bruce Wayne. Os filmes chamados de trilogia O Cavaleiro das Trevas é longa, com cada filme chegando em cerca de duas horas e meia. Eles também têm narrativas complexas e uma ambientação muito sombria.

Sobre a Trilogia

Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)
Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)

A trilogia O Cavaleiro das Trevas foi comparada a filmes como O Poderoso Chefão, O Senhor dos Anéis e a trilogia Star Wars original. Sendo assim, Nolan é conhecido por trazer imensa qualidade dramática para seus filmes.

No primeiro dos filmes, o já citado Batman Begins, é um estudo sobre a corrupção na cidade americana. Já Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) é um épico que fala sobre o caos social. Batman Begins é o único capítulo desta trilogia que realmente dá a Batman uma “jornada de herói”.

Christopher Nolan fez um ótimo trabalho que nunca será esquecido no que se refere ao adaptar os vilões dos quadrinhos à sua visão do mundo do Batman. Mas aquele que ele realmente acertou – aquele que tem sido elogiado como um dos maiores vilões da história do cinema – foi o Coringa (Heath Ledger) em O Cavaleiro das Trevas (2008).

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem a progressão no roteiro mais épica dos três filmes. Isso acontece graças à história do filme sobre uma revolta em Gotham City inspirada na Revolução Francesa, um épico da vida real.

Sendo assim, a trilogia O Cavaleiro das Trevas conta a história da jornada de Bruce em direção à sua cura mental. Ao final dessa jornada, ele se sente pronto para se aposentar para sempre. Indiscutivelmente, Batman Begins acertou em cheio a dicotomia entre o conflito de personalidade do personagem.

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›