Bacurau está entre os 5 indicados a prêmio internacional

Bacurau é um filme brasileiro que fez muito barulho no circuito alternativo de cultura no país.

O longa foi lançado em um ano onde muitas questões políticas estavam fervilhando na mente da população local. Agora a força da sua narrativa original chega ao exterior, com o filme sendo indicado ao Hollywood Critics Association.

O filme vai concorrer com outros quatro filmes na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Os indicados são o dinamarquês Druk, o mexicano Ya no Estoy Aquí, da Guatemala La Llrona, e por fim o francês Deux.

Kleber Mendonça, aclamado diretor brasileiro agradeceu a indicação e ao público por meio do Twitter.

“A gente teve a ideia [de Bacurau] no Festival de Brasília, em 2009. Vimos uma série de filmes que começaram a nos fazer pensar sobre algumas questões relacionadas à forma como pessoas de lugares distantes são retratadas no cinema brasileiro, inclusive por filmes muito bem intencionados. Tinha ainda uma carga forte de urbanidade contra gente do interior, pessoas simples. Isso foi a fagulha inicial para Bacurau”, disse o diretor à revista Trip em 2019.

O Enredo

A trama de Bacurau se localiza no sertão nordestino, onde um grupo de locais irá lutar contra uma invasão estrangeira.

O drama aborda mais indiretamente o medo da gentrificação e apagamento da cultura local, temas como racismo são transversais.

O filme com certeza marca um momento muito importante para o Brasil e ativa memórias afetivas das cidades pequenas e com uma cultura muito própria.

A narrativa é muito estruturada dentro de algo simples e universal, o conflito, os vilões e os mocinhos lutando contra um mal geral. O que explica o filme ter sido apreciado também pela crítica internacional.

Repercussão na mídia internacional

O jornal inglês The Guard classificou Bacurau em 2020 como “estranheza extremamente divertida”.

No circuito internacional o filme já ganhou o 37° Festival de Cinema de Munique (Filmfest München), na principal Mostra, a CineMasters Competition e o New York Film Critics Circle Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›