Avatar: Qual o significado da tatuagem de Aang?

No universo de Avatar: A Lenda de Aang, a tatuagem de Aang é muito mais do que aparência, é um elemento simbólico e importante que está intrinsecamente ligado à história do dobramento de ar e à espiritualidade do povo nômade do ar.

Suas tatuagens representam muito mais do que simples desenhos na pele, refletindo a conexão do personagem com o mundo espiritual e sua jornada como mestre do ar.

Tatuagem se conecta com a história do dobradores de ar e a espiritualidade

Segundo o Collider, as tatuagens de Aang em são mais do que simples setas azuis. Elas são concedidas a um dobrador de ar quando ele domina todas as formas de dobrar o ar e alcança proficiência nelas. Aang recebeu essa honraria muito jovem, demonstrando seu talento excepcional.

A sequência da série, A Lenda de Korra, mostra que a neta de Aang, Jinora, recebeu a mesma honraria ainda mais jovem, após demonstrar uma forte conexão com sua espiritualidade.

As tatuagens simbolizam a conexão de um dobrador de ar com os primeiros mestres do ar, no caso, o bisão do céu. Elas são uma parte importante e reverenciada da cultura dos Nômades do Ar.

Enquanto um dobrador de ar não consegue sua tatuagem, ele vive com a cabeça raspada, pois raspar a cabeça aumenta os sentidos de um Nômade do Ar e sua conexão com o elemento.

Aang em Avatar: A Lenda de Aang (
Aang em Avatar: A Lenda de Aang (Reprodução / Nickelodeon)

A tatuagem de Aang é inspirada no fluxo de Chi

As tatuagens de um dobrador de ar correm ao longo das linhas de chi, representando o fluxo de energia, semelhante à ideia hindu de chakra. Aang precisa abrir todos os sete chakras para se conectar com o espírito Avatar. Esses chakras estão localizados em pontos que coincidem com as linhas de tatuagem de Aang.

A série usa versões simplificadas das ideias hindus de chakras, mas representa os fundamentos com precisão. O sistema mágico de Avatar tem raízes em várias culturas, não apenas em conceitos hindus. A série usa essas inspirações com cuidado, amarrando tudo de uma maneira que faça sentido dentro do mundo da história.

Ty Lee, um personagem da série, demonstra que os caminhos do chi podem ser bloqueados aplicando pressão nas áreas certas do corpo, desabilitando temporariamente a flexão. Quando alguém usa a técnica de bloqueio de chi com sucesso, eles geralmente atacam em algum lugar ao longo das linhas de chi representadas pelas tatuagens de Aang.

Aang (Zach Tyler Eisen) no live-action de Avatar: A Lenda de Aang (Reprodução)
Aang (Zach Tyler Eisen) no live-action de Avatar: A Lenda de Aang (Reprodução)

O brilho da tatuagem

Aang tem uma conexão intensa com o Mundo Espiritual, amplificada por seu status como Avatar reencarnado. Quando Aang acessa o Estado Avatar ou interage com o Mundo Espiritual, suas tatuagens e olhos brilham, refletindo a energia fluindo através dele, que é uma combinação de todas as suas vidas passadas.

A adaptação em live-action de 2010 optou por um design de tatuagem mais complexo, com escrita e desenhos geométricos. Joshua Lord, um tatuador profissional, foi contratado para criar um design mais detalhado e realista para o filme live-action.

Em contraste, a adaptação da Netflix manteve o design original de linhas e setas azuis sólidas. Apesar de seu estilo mais simples, as tatuagens são eficazes para a adaptação e sinalizam um respeito pela série original.

Avatar: O Último Mestre do Ar estará disponível na Netflix em 22 de fevereiro de 2024.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›