Atriz de Cobra Kai fala sobre a importância da representação latina na série

Para Vanessa Rubio, atriz de Cobra Kai, a representação latina da série e o empoderamento que ela como artista recebe da equipe é algo extremamente importante.

A atriz de 38 anos conversou com o The Hollywood Reporter essa semana e falou mais sobre como a oportunidade de representar uma população pouco vista na televisão.

Vanessa está no programa desde a primeira temporada como a mãe de Miguel Diaz (Xolo Maridueña), Carmen. A família Diaz mostra uma estrutura familiar que embora comum, está fora dos padrões de “família de margarina”: uma mãe solteira criando o filho com a ajuda de sua mãe.

A atriz admitiu que sente muito orgulho de, além de poder representar o seu povo, poder fazer isso de uma maneira que não é o estereótipo da cultura latina que é geralmente apresentado por Hollywood:

“É muito bom ser parte de uma unidade familiar que eu sinto que poderia existir sozinha, separado de Cobra Kai; uma família latina, mas não particularmente cheia de tipos de histórias estereotipicamente latinas. É apenas uma alegria trazer esta personagem à vida… [Maridueña] é incrível. E ele e eu entendemos nossa representação latina e nos divertimos construindo a dinâmica dos Diaz no decorrer de todas estas temporadas.”

Atriz também tem voz ativa com a equipe de produção

Cena de Cobra Kai (Reprodução)
Cena de Cobra Kai (Reprodução)

Rubio também salientou sobre como o papel dela é importante para todas as pessoas que são subrepresentadas na mídia. Ela relembrou alguns números que mostram como a representação latina ainda é muito pequena:

“Representação é um negócio sério. Quando eu leio as estatísticas sobre o quão pouco o latinos são representados, tipo 3,5% em filmes e televisão. E daqueles 3,5, apenas cinco por cento são papeis com falas. E isso pode te deixar louco.”

Ela também contou orgulhosamente que ela tem participação na construção de histórias da sua personagem. Vanessa revelou que os criadores do show sempre usam suas ideias e que ela se sente muito empoderada em poder dar voz a seu povo dessa maneira:

“Eu sinto uma responsabilidade por esta personagem porque eu sei que ela significa muito mais no grande esquema de pessoas se vendo nas telas. E eu aprecio a personagem muito porque ela representa uma força muito digna, estável e unificada nesta história. Os produtores e os criadores respondem muito bem às ideias que eu tenho a oferecer porque como uma latina, eu tenho que falar essas coisas ainda mais. Então eu me sinto muito empoderada para fazer aquilo, e eu não me importo de ficar me repetindo.”

A quarta temporada de Cobra Kai estreia na Netflix nesta sexta-feira (31).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›