Ex-atriz mirim de A Lista de Schindler vira heroína ao abrigar refugiados ucranianos

A famosa garota do casaco vermelho, no clássico A Lista de Schindler, vivida pela atriz polonesa Oliwia Dabrowska, quando tinha três anos, hoje aos 32, se tornou uma heroína ajudando refugiados que saem da Ucrânia em busca de uma nova vida, em fuga da guerra atual com a Rússia.

Ela divulgou em suas redes sociais sobre o projeto que está envolvida, coordenando um grupo de voluntários que estão socorrendo ucranianos que chegam na fronteira da Polônia.

“Eu não espero pelas coisas e ninguém do nosso grupo de voluntários quer ouvir ‘obrigado’, apenas fazemos nosso trabalho. As pessoas precisam de ajuda e nós lhes damos ajuda. Eu realmente me importo com cada pessoa na fronteira. Encontrei uma casa para dez famílias também… não posso contar quantos transportes para refugiados da fronteira para principalmente Cracóvia… e outros lugares na Polônia. Farei tudo o que puder, nunca esquecerei essas pessoas, esses rostos, esses olhos, nunca esquecerei o que vi”, disse a polonesa, que postou uma foto dela vestindo um colete refletor na fronteira, com uma fila de ônibus atrás.

Oliwia, que atuou na última vez em 1996 e atualmente trabalha como bibliotecária, já encontrou casas para dez famílias e garantiu que centenas de refugiados fossem transportados para as principais cidades de seu país.

Ela contou também que ficou triste por ter que ficar em casa por três dias na semana passada devido o seu carro ter estragado: “Queríamos ir até a fronteira ajudar, mas eu estava ajudando de casa, coordenando um grupo de voluntários no meu celular”.

 “Ajudar na fronteira é uma coisa, mas as pessoas aqui precisam de ajuda, precisam de casas, precisam de trabalho, precisam de escolas para seus filhos. Deseje-me sorte porque é muito trabalho. Estou cansada, exausta, mas ainda estou cheia de energia para ajudar”, compartilhou a ex-atriz que também está trabalhando em um projeto ao lado de uma fundação de caridade para obter financiamento para os refugiados deslocados.

Cena com Oliwia em A Lista de Schindler (Reprodução)

Oliwia lamenta os terrores que a guerra traz para as pessoas e para o país

Segundo a bibliotecária, os horrores da guerra é tão chocante como no filme que ela atuou. A Lista de Schindler, lançado em 1993, com a direção de Steven Spielberg,  é baseado em uma história real e se passa durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros aos campos de concentração, o alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica.

“Eles gritam por dentro e é isso que eu não posso esquecer. E se eu precisar fazer isso como a garota de casaco vermelho, que seja”, lamentou a polonesa sobre o sofrimento da guerra na Ucrânia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›