Personagem de Pose ajudou ator a se revelar HIV positivo

O ator Billy Porter, da série dramática da FX, Pose, foi convidado de honra no evento The Elizabeth Taylor Ball to End AIDS na última sexta-feira (17).

Em entrevista com a People, o ator de 51 anos divide como sua vida tem sido libertadora após vir a público e compartilhar seu status como HIV-positivo.

Billy conta como precisou passar por um processo de autoaceitação e superar as vergonhas que eram incutidas nele pelos diversos preconceitos que sempre sofreu como homem gay e negro nos Estados Unidos:

“Existe um componente de vergonha com ser negro, com ser queer, com ter HIV que é silenciador e destrutivo. Eu não estou mais silenciado, eu não tenho mais vergonha, e eu estou pronto pra o que quer que venha em seguida.”

Ele também falou sobre como é importante que artistas que possuam visibilidade, abordem assuntos delicados e que ainda são tratados como tabus, pois como figuras públicas o papel deles é que de alguma maneira é fazer a mudança no status-quo acontecer e que assuntos como HIV e AIDS possam ser mais livremente discutidos e não sejam motivos de vergonha para quem tem a doença:

“Eu acho que é importante para aqueles de nós que possuem uma plataforma usar nossas plataformas de maneiras que levem conversas difíceis para a frente, e isso pode ser transformativo de alguma maneira e trazer a mudança, fazer a diferença.”

Ator se escondeu por medo de preconceito na indústria

Em entrevista com o The Hollywood Reporter, Porter confessou que mesmo pertencendo a uma geração que deveria estar mais consciente da doença devido ao passado da história queer com o HIV, que a sua situação difícil acabou o tornando negligente e que assim acabou se infectando com o vírus.

Ele também divide que o ano na qual descobriu seu status foi um dos piores de sua vida:

“Eu estava em uma geração que deveria saber melhor, e aconteceu de qualquer maneira. Eu estava no precipício da obscuridade por cerca de uma década ou algo assim, mas 2007 foi o pior disso. Em fevereiro, eu tinha sido diagnosticado com Diabetes Tipo 2. Em março, assinei os papeis de falência. E em junho, eu fui diagnosticado HIV-positivo.

Billy Porter em Pose (Divulgação)

Ele confessa também que foi a força de sua personagem em Pose que lhe estimulou a dividir sua história com o mundo. Até então, ele escondia sua condição por medo de não conseguir mais empregos como ator, algo que já era difícil para ele encontrar:

“Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira, e eu não tinha certeza e eu poderia caso as pessoas erradas soubesse [o status dele]. Seria apenas outra maneira das pessoas me discriminarem em uma profissão que já é discriminatória.”

Infelizmente, o artista não recebeu a honra de ser premiado no Primetime Emmy Awards deste último domingo (19). Tanto ele quanto sua colega de cenas, Michaela “MJ” Jaé Rodriguez, foram indicados nas categorias Melhor Ator e Atriz Principais em Série de Drama, mas não levaram o troféu.

As duas primeiras temporadas de Pose estão disponíveis na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›