As referências aos X-Men no MCU até agora

Ao longo da história do MCU, diversas referências aos X-Men foram feitas

A Marvel Studios iniciou oficialmente seu universo cinematográfico em 2008 com o filme Homem de Ferro, e desde então diversos personagens da Marvel Comics foram adaptados para o live-action, seja por uma pequena participação ou para vários filmes.

Em paralelo diversos outros filmes de personagens da Marvel foram lançados, com os do X-Men. Contudo, eles não poderiam fazer parte do MCU por conta dos direitos que a 20th Century Fox tinha sobre eles.

Quando a Disney comprou a Fox e a transformou em 20th Century Studios, os fãs finalmente viram a oportunidade dos X-Men aparecerem no MCU sem serem por referências.

Agora a Marvel Studios abriu o caminho para o surgimento dos Mutantes em suas produções. A seguir, uma lista mostra todas as vezes que os X-Men foram referenciados nos filmes do MCU antes da Disney ter direitos sobre eles.

The Fault em Thor: O Mundo Sombrio

Stellan Skarsgård como Dr. Erik Selvig em Thor: O Mundo Sombrio (Reprodução / Marvel)
Stellan Skarsgård como Dr. Erik Selvig em Thor: O Mundo Sombrio (Reprodução / Marvel)

Em 2013, Thor: O Mundo Sombrio conseguiu inserir uma referência aos X-Men que talvez não tenha sido notada por muitas pessoas. Durante a segunda metade do filme, uma cena com o Dr. Erik Selvig tem um easter egg rápido.

Como sua mente ainda não está bem, o Dr. Selvig está divagando e explicando aos outros pacientes sobre os eventos cósmicos que estão escritos em seu quadro-negro.

Embora a maioria possa ser sem sentido para alguns, há um em particular que tem uma conexão com o Universo Marvel, e esse é o easter egg dos X-Men, The Fault (A Culpa, em tradução livre)

Nos quadrinhos, após a grande guerra entre os Kree e os Shi’ar, isso fez com que uma fenda no espaço fosse criada como consequência de seu conflito. Mas essa brecha introduziu o chamado Cancerverse no Universo Marvel como uma realidade onde o conceito de morte não existia.

Tempestade em Vingadores: Ultimato

Tempestade (Reprodução / Marvel Comics)

Em Vingadores: Ultimato, quando Steve Rogers viaja no tempo para pegar as partículas Pym no exército, em uma época que ele ainda era jovem, ele acaba ouvindo uma conversa de Peggy Carter.

Peggy conversa com outro agente sobre a “unidade Braddock” (uma referência ao Capitão Britânia) tendo problemas com raios. Depois de revisar as projeções meteorológicas, Peggy diz que não são raios que eles estão vendo.

Isso é uma referência a uma das mutantes mais populares dos X-Men: Ororo Munroe, a Tempestade.

Madripoor em Falcão e o Soldado Invernal

Madripoor em Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)
Madripoor em Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)

Um dos locais visitados por Sam Wilson e Bucky Barnes em Falcão e o Soldado Invernal foi Madripoor, que fica em um arquipélago no sudeste da Ásia. O MCU mostra o local como um refugio para piratas e criminosos dos século XIX.

Nos quadrinhos dos X-Men, muitas histórias, principalmente envolvendo o Wolverine, se passaram em Madripoor. O local é um refúgio para os mutantes, que estava em busca de um lugar seguro para viver depois que a humanidade passou a acreditar que os mutantes estavam extintos.

Mercúrio em WandaVision

Pietro (Evan Peters) em WandaVision (Reprodução / Disney+)
Pietro (Evan Peters) em WandaVision (Reprodução / Disney+)

Em Vingadores: Era de Ultron, Pietro Maximoff / Mercúrio, o irmão de Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate, foi interpretado por Aaron Taylor-Johnson.

Em WandaVision, quando Wanda constrói um mundo paralelo em Westview, ela recebe a visita de uma outra versão de seu irmão. Desta vez, Pietro foi interpretado por Evan Peters, que apareceu nos filmes dos X-Men.

Esse momento deixou os fãs muito empolgados para a chegada dos X-Men, contudo, isso não aconteceu e foi apenas um divertida brincadeira com o multiverso.

Professor X em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Professor X (Patrick Stewart) em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Reprodução / Marvel)

Foi graças a abertura do multiverso na Fase 4 do MCU que os fãs puderam oficialmente ver um mutante em filme da Marvel Studios.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, levou o personagem titular para outro universo, mais precisamente a Terra 838, onde ele conheceu o Professor Charles Xavier, ou Professor X, o líder dos X-Men.

Neste filme, Xavier faz parte de um grupo conhecido como Illuminati, que tenta manter a ordem do multiverso. O Professor X deste filme foi interpretado po Patrick Stewart, que já deu vida ao personagens em muitos filmes anteriores dos X-Men.

Genes mutantes em Ms. Marvel

Kamala Khan (Iman Vellani) e Bruno (Matt Lintz) Ms. Marvel
Kamala Khan (Iman Vellani) e Bruno (Matt Lintz) Ms. Marvel (Reprodução / Disney+)

Com Ms. Marvel, os fãs esperavam a introdução dos Inumanos no MCU, afinal, a origem dos poderes de Kamala Khan é ligado a esses seres super poderosos.

Contudo, a série mudou completamente a história de origem da heroína, como também modificou os poderes dela. Em vez de esticar seu corpo como elástico, ela consegue “solidificar” uma luz roxa e criar as mais diversas coisas, como escudos ou extensões para seu corpo.

No último episódio, o melhor amigo de Kamala diz a ela que fez uma análise sobre ela, e descobriu que há um mutação em seus genes, isso acompanhando da música tema dos X-Men.

Com isso, as portas estão abertas para o mutantes fazerem sua estreia no MCU. Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, o público verá a chegada de Namor, que é conhecido por ser um dos primeiros mutantes da terra, como também o primeiro mutante criado pela Marvel Comics.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›