Angelina Jolie surge no Capitólio e faz apelo sobre lei de violência contra a mulher

Angelina Jolie apareceu no Capitólio americano na última quarta-feira (09) para pedir ao Senado que renove a lei de violência contra as mulheres no país. A atriz fez um apelo aos legisladores, para que usem da lei novamente para proteger às sobreviventes de abusos.

Conhecida por defender diversas causas, Jolie se apresentou diante de um grupo de senadores para falar da tal lei aprovada pela primeira vez em 1994, e expirada em 2019. Nela, existem penas a serem cumpridas a níveis estadual e federal para crimes de violência doméstica e agressão sexual. A lei também garante o apoio às vítimas, e a abrigos de acolhimento e centros de crise.

“A razão pela qual muitas pessoas lutam para sair de situações abusivas é que elas se sentem inúteis. Quando há silêncio de um Congresso muito ocupado para renovar a Lei de Violência Contra a Mulher por uma década, isso reforça esse sentimento de inutilidade. Você pensa: ‘Acho que meu agressor está certo. Acho que não valho muito’”, disparou Jolie.

Ela disse que aprovar a lei “é um dos votos mais importantes que os senadores vão dar este ano”.

Angelina Jolie (Divulgação)
Angelina Jolie (Divulgação)

“As muitas pessoas para as quais esta legislação chega tarde demais, as mulheres que sofreram com o sistema com pouco ou nenhum apoio, que ainda carregam a dor e o trauma de seu abuso, os jovens adultos que sobreviveram ao abuso e emergiram mais fortes, não por causa do sistema de proteção infantil, mas apesar dele, e as mulheres e crianças que morreram que poderiam ter sido salvas”.

O senador Dick Durbin (D-IL), presidente do Comitê Judiciário do Senado, disse na quarta-feira (09) que um acordo bipartidário foi alcançado sobre a renovação da lei.

Jolie teve uma série de visitas a DC no ano passado, incluindo uma reunião na Casa Branca com a secretária de imprensa Jen Psaki, onde a aprovação da lei foi um tema central.

A atriz esteve recentemente em uma batalha judicial pela guarda dos filhos, lutando contra seu ex-marido Brad Pitt. Ela alegou no processo que Brad chegou a bater em um dos filhos, e por isso, os filhos não ficariam seguros com o pai.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›