Analistas preveem boom de viagens por produções de TV pós-covid

A pandemia pegou Hollywood de surpresa no ano passado, e todas as produções foram paralisadas, algo que nunca tinha acontecido antes. Agora, analistas estão de olho nas movimentações pós-vacina nos Estados Unidos, e garantem que haverá em breve um boom de viagens devido ao retorno das gravações.

Showrunners e outros profissionais do setor estão se preparando para o retorno às viagens frequentes para as séries, que estão em locações bem distantes dos estúdios e principalmente das salas de roteiristas.

A portabilidade da produção hoje em dia e a atração de incentivos fiscais em estados como Nova York, Carolina do Norte e Louisiana atraíram muitos programas longe de Los Angeles. A natureza cada vez mais global do negócio de conteúdo é evidente em séries como Succession da HBO, que teve sua sala de roteiristas liderada pelo showrunner/ criador Jesse Armstrong em Londres, enquanto as filmagens eram em grande parte feitas em Nova York.

Mais configurações desse tipo certamente surgirão à medida que a revolução do streaming acelera a produção de conteúdo em todo o mundo.

Ilene Chaiken, showrunner e produtora executiva de Law & Order: Organized Crime, da NBC , começou a trabalhar na série fora de Los Angeles no período da Covid, o que fez com que ela não fizesse nenhuma visita ao set, e nem sequer conhecesse seu elenco, ou acompanhasse as gravações até o final do mês passado.

“Foi bizarro e um tanto frustrante e alienante. Gosto de saber quem é alto e quem é baixo e foi muito estranho não ter conhecido ninguém. Eu amo estar no set. É uma parte importante do processo em termos de como nos entendemos.”

Agora, a segunda temporada da série está em produção, e ela está ansiosa para ir até o local.

“Meus colegas escritores estão ansiosos para voltar para uma sala juntos e voltar ao set de produção de seus episódios.”

Ilene Chaiken (Divulgação)
Ilene Chaiken (Divulgação)

O trabalho remoto não é algo distante da realidade de Neal Bear, que já trabalhou em Law & Order: SVU, Under The Dome, A Gifted Man e Designated Survivor. Ele disse que o único programa que conseguiu estar presente foi ER, nos anos 90.

Chaiken também passou muitas horas no em voos durante seu mandato de 2014-2018 como showrunner/ produtora executiva de Empire da Fox, que foi filmado em Chicago. A separação dos escritores da ação no set tem um custo, em sua experiência.

“Muito antes de COVID, observei que, quando filmamos em um local distante, há menos confiança nas histórias que os escritores contam e em como as contamos. Se estivermos todos juntos, poderemos ter essas conversas.”

Dada a natureza da produção de conteúdo, Chaiken reconhece que lidar com questões de distância deve ser outra habilidade que os showrunners precisam dominar.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›