Amor, Sublime Amor | Diretor revela porque não legendou as cenas em espanhol

Depois de ter causado certa polêmica por não ter legendado um dialogo em espanhol, no seu mais recente filme, Amor, Sublime Amor, Steven Spielberg finamente explica a ideia por traz de sua decisão.

Dirigido por Steven Spielberg, o segundo remake do clássico musical da Broadway, estreou num conceituado cinema de Nova York há poucos dias, mas já está dando o que falar, principalmente nos países de língua espanhola.

Isso porque o filme, que foi gravado quase que em sua totalidade na língua inglesa, possui alguns diálogos em espanhol. Porém, as breves trocas de falas entre os personagens não receberam legendas e não demorou muito para o público notasse que a sua ausência era proposital, o que deu início a uma polêmica, envolvendo Spielberg.

No entanto, numa recente entrevista para o IndieWire, o cineasta revelou o motivo que lhe levou a não legendar os diálogos espanhóis do longa. Segundo o próprio diretor, a omissão das legendas foi feita “por respeito ao idioma”, que caso fosse legendado, estaria sendo colocado abaixo do inglês.

“Se legendasse o espanhol, estaria simplesmente colocando para baixo do inglês e dando ao inglês o poder sobre o espanhol. Isso não ia acontecer nesse filme, precisava respeitar o idioma o suficiente para não legendar.”

Spielberg ainda foi além e afirmou que a sua decisão de não legendar os diálogos espanhóis também levou em conta o respeito ao elenco latino, presente na produção.

“Essa foi uma ordem que dei a Cindy Tolan, que escalou o filme, que eu não iria receber nenhuma audição que não fosse dos pais, avós ou eles próprios de países latino-americanos. Especialmente em Porto Rico, nós procuramos muito em Porto Rico, temos 20 performers em nosso filme de Porto Rico ou Nuyorican. Isso foi muito importante e está de acordo com o meu raciocínio para não legendar o espanhol.”

Steven Spielberg e parte do elenco de Amor, Sublime Amor
Steven Spielberg e parte do elenco de Amor, Sublime Amor (Divulgação / 20th Century Studios)

Com direção de Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor está ganhando a sua segunda adaptação, quase 60 anos após a sua primeira versão estrear nos cinemas. Lançada em 1961, o primeiro longa baseado no musical foi marcado, principalmente, falta de diversidade em seu elenco.

Dessa vez estrelado por Ansel Elgort e Rachel Zegler, Spielberg tentou não cometer o mesmo erro do filme original ao, aparentemente, respeitar ao máximo a língua e elenco de origem hispânica.

Embora ainda não tenha estreado no Brasil, Amor, Sublime Amor deve chegar aos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, dia 09 de dezembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›