Alec Baldwin teria ignorado regra da segurança, diz especialista

O especialista em efeitos especiais Zac Knight apontou uma série de falhas de segurança no set de gravações de Rust. A diretora de fotografia Halyna Hutchins poderia estar viva se as regras de segurança tivessem sido respeitadas, segundo o profissional.

Knight declarou ao DailyMail que com procedimentos de segurança adequados a tragédia que matou Halyna Hutchins por um disparo de Alec Baldwin não teria acontecido. O profissional já trabalhou em filmes como Ouija: Origem do Mal, Sobrenatural: A Origem e CHiPs: O Filme.

O especialista afirmou que várias regras foram implementadas e viraram protocolos de gravação depois que Brandon Lee, filho de Bruce Lee, morreu com um tiro acidental nas gravações do filme O Corvo (1993).

“A norma número um é nunca ter munições verdadeiras em um set de gravação. Também é preciso que mais de uma pessoa verifique uma arma antes de ser disparada – ela precisa ser mostrada ao diretor assistente, passar por uma equipe até chegar ao ator, que mostra a todos que é uma arma segura. Por fim, é que não há razão para colocar uma pessoa na frente de uma arma que vai ser disparada”, explicou o especialista.

Knight também disse que o Novo México e a Califórnia possuem diferenças em suas leis que podem ter colaborado com o acidente. De acordo com ele, na Califórnia é obrigatório que um armeiro treinado e alguém que cuida dos figurinos e acessórios em cena estejam no set de gravações:

Halyna Hutchins (Reprodução)
Halyna Hutchins (Reprodução)

“Você encontrará os melhores e mais bem treinados indivíduos em Los Angeles. Você não pode garantir isso enquanto atravessa o país”.

Outro problema durante a produção do longa que contribuiu para o acidente foram as insatisfações da equipe de produção com o excesso de horas trabalhadas e pagamentos abaixo da tabela. A insatisfação chegou ao ponto de uma ameaça de greve.

“Há uma correlação direta entre a segurança de um set de filmagem com as horas trabalhadas dos técnicos. Não há segurança total se os envolvidos estiverem exaustos”.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins morreu em uma tragédia no set de gravações do filme Rust. As autoridades atestaram que o incidente ocorreu quando Alec Baldwin disparou uma arma auxiliar.

O ator foi liberado depois do interrogatório sem nenhuma acusação. Um funcionário do Departamento do Xerife de Santa Fé informou ao TMZ que, “O Sr. Baldwin foi questionado por investigadores e liberado. Nenhuma prisão ou acusação foi arquivada”.

A produção do longa está paralisada depois do acidente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›