Alba | Série que está bombando é baseada em fatos reais?

Produção espanhola é baseada em série turca de sucesso

publicidade

 Alba é uma das mais novas séries espanholas lançadas pela Netflix, que combina os gêneros drama e suspense e deixou o público completamente envolvido.

A trama retrata a vida de uma garota que sofre um estupro coletivo e acorda atordoada em uma praia.

publicidade

Tentando juntar peças para entender como tudo aconteceu, ela acaba descobrindo que as coisas podem ser mais complicadas quando se dá conta de que seus agressores são amigos do seu namorado e são filhos de pais influentes e milionários.

Cena de Alba (Reprodução)

Alba é baseada em uma história verdadeira?

Embora muita gente possa pensar que sim, a resposta para essa pergunta é não! Alba não foi escrita com base em uma história verdadeira.

A produção é uma adaptação de uma série de drama turco que é conhecida como Fatmagül’ün Suçu Ne?. (A tradução mais próxima é ‘Qual o Crime de Fat de Fatmagül?’.)

publicidade

A série foi inspirada no livro do escritor turco Vedat Türkali, que também deu origem a um filme turco de mesmo nome, lançado em 1986, cujo enredo mostra a garota Fatmagül Ketenci, que é violentada por quatro homens.

O filme foi divulgado em todo o mundo e dublado para vários idiomas.

publicidade
Eric Masip como Bruno em Alba (Reprodução)

O que mudou na adaptação espanhola que está na Netflix?

A trama de Alba não se passa na Turquia, mas na Espanha, especificamente na comunidade Marina Baixa.

Apesar de conservar alguns dos elementos da trama original, algumas modificações foram feitas a fim de se adequar ao cenário e ao período em que a história se passa.

publicidade

Ainda assim, a série manteve os temas centrais do material que a originou. A atração faz questão de mostrar o interrogatório cruel ao qual as vítimas de estupro precisam se submeter por várias vezes.

Além de ter que reviver o assunto e recontar toda a situação de sofrimento, a protagonista ainda precisa ficar respondendo às perguntas sobre seu comportamento na noite em que foi violentada – inclusive, comentar sobre sua vestimenta.

Com isso, a trama busca abordar a questão relacionada a cultura da culpabilização da vítima, que vem sendo cada vez mais debatida na mídia atualmente, uma vez que um grupo grande de mulheres vêm demonstrando mais coragem para denunciar seus agressores.

publicidade

Todos os episódios de Alba estão disponíveis na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›