Aimée de Jongh confirma presença na CCXP 22

A artista holandesa coleciona uma série de prêmios, incluindo o Prix Saint-Michel pela obra The Return of the Honey Buzzard.

publicidade

O maior evento de cultura pop no Brasil, acaba de confirmar a presença de mais um grande nome na história dos quadrinhos em sua próxima edição. Dentro do Artists’ Valley, a CCXP 22 contará com a presença de Aimée de Jongh.

Aimée de Jongh.
Aimée de Jongh (Divulgação / CCXP 22)
publicidade

Vencedora do Prix Saint-Michel pela obra The Return of the Honey Buzzard, a artista holandesa estará no pavilhão do evento durante os dias 01 e 04 de dezembro.

Em sua bagagem, a artista carrega outras grandes obras que fizeram sucesso no Brasil, recentemente, como A Obsolescência Programada dos Nossos Sentimentos (Pipoca & Nanquim), Táxi! — Histórias Passageiras (Conrad) e Dias de Areia (Nemo) que, inclusive, lhe rendeu uma indicação ao prêmio Eisner em 2020.

Dias de areia
Dias de areia (Divulgação)

Ivan Costa, cofundador da CCXP, comemorou a participação de Aimée de Jongh e frisou que deseja oferecer uma oportunidade para que novos fãs conheçam o trabalho da artista.

publicidade

“A Aimée é um dos grandes nomes dos quadrinhos na atualidade, com várias obras publicadas no Brasil apenas nos últimos meses. Queremos oferecer aos fãs a oportunidade de encontrar essa artista e, aqueles que ainda não estão familiarizados com seu trabalho, a oportunidade de descobrir porque Aimée coleciona fãs e prêmios no mundo dos quadrinhos”, disse Ivan Costa.

A lista de quadrinistas convidados da CCXP não para de crescer. Confira lista completa dos artistas já confirmados no site oficial.

Mais sobre Aimée de Jongh

publicidade

Aimée fez seu primeiro trabalho de jornalismo gráfico em 2017, logo após visitar os campos de refugiados em Lesbos, na Grécia. A viagem, entretanto, resultou na reportagem desenhada Europe’s Waiting Room, que se tornou a inspiração para vários novos projetos.

Porém, além do seu trabalho com quadrinhos, Aimée também construiu uma história na indústria da animação, exercendo várias funções diferentes.

Dias de areia
Dias de areia (Divulgação)
publicidade

Ela dirigiu o curta-metragem Aurora, criou storyboards para Undone da Amazon Prime e animou uma série de 12 videoclipes para o talkshow holandes De Wereld Draait Door.

Seu maior projeto de animação, no entanto, foi o conhecido Atrás dos Telescópios, um filme feito em conjunto com a harpista Lavinia Meijer e Arthur Antoine.

Já em 2021, Aimée criou seis curtas-metragens de animação para a nova exposição Slavery do Rijksmuseum, em Amsterdã, na Holanda.

publicidade

Recentemente, Aimée conquistou o Stripschapprijs 2022, um prêmio holandês que considera as conquistas ao longo da vida do artista com trabalhos em quadrinhos. Seus romances gráficos também já receberam vários outros prêmios internacionais, inclusive na França, Alemanha, Estados Unidos e Japão.

ACCXP 22 acontecerá entre os dias 01 e 04 de dezembro de dezembro em São Paulo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›