Advogados afirmam que Baldwin pode responder na justiça por homicídio

Um advogado especializado em crimes com armas de fogo anunciou ao The New York Post, que o ator Alec Baldwin pode ser criminalizado pelo acidente fatal, que tirou a vida da diretora de fotografia, Halyna Hutchins. O profissional do direito de nome Joseph Costa exemplificou como isto poderia ocorrer.

“Como produtor executivo, você está em uma posição de controle e pode ser processado criminalmente. É o equivalente a beber e dirigir, o que significa que alguém pode não ter a intenção de causar grandes danos, mas acaba causando”, afirmou Costa.

Como o advogado explicita, Baldwin pode responder na qualidade de produtor, que também é responsável em manter o set como um espaço seguro para os trabalhadores. Sendo assim, o astro também deveria zelar pela qualidade das balas que estavam sendo usadas durante a gravação.

As repercussões para Baldwin podem incluir a acusação de homicídio culposo por negligência. Mas para outra advogada que também deu entrevista ao veículo, ele pode também ser culpabilizado por ter sido o autor do disparo.

“A acusação teria que demonstrar que ele se envolveu em um ato legal, mas perigoso, e não agiu com a devida cautela. Isso provaria homicídio culposo, que é um crime de quarto grau com uma pena máxima de até 18 meses de prisão”, afirmou Erlinda Johnson, que também tem experiência na produção de filmes.

Halyna Hutchins (Reprodução)
Halyna Hutchins (Reprodução)

Denise Bohdan acredita que todos serão no mínimo penalizados financeiramente, sendo obrigados a pagar milhares de dólares pela perda da vida da diretora, assim como pelos ferimentos sofridos pelo produtor Joel Souza.

“Sim, Alec Baldwin era o principal produtor, mas podemos descobrir o que outros associados dele teriam feito para cortar custos. Não acho que haverá algo tão ruim quanto uma acusação de homicídio, mas isso vai ser um pesadelo legal para Baldwin.”

Ron Kurby, advogado de defesa que trabalha na região onde Rust estava sendo gravado, também duvida da possibilidade de que Baldwin possa ir para a prisão.

“A coisa mais preocupante é que profissionais deixaram o set e substitutos foram trazidos para assumir esses postos. Obviamente, eles não seguiram os protocolos de segurança. Na medida em que Baldwin autorizou o emprego de mão-de-obra incompetente, ele enfrenta sérias responsabilidades.”

Alec Baldwin carregava o que deveria ser uma arma carregada com balas de festim. O problema é que um dos projéteis perfurou os órgãos internos de Halyna, que foi a óbito horas depois.

Muitos detalhes sobre o crime ainda não foram esclarecidos. Baldwin foi a uma delegacia prestar esclarecimentos e foi liberado após ser fotografado pela Revista People aos prantos.

Até o momento o ator não foi indiciado por nenhum crime.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›