Conheça os bastidores do Capitão América no MCU

O Capitão América é um dos personagens mais queridos da Marvel tanto nos quadrinhos quanto no cinema.

Quando a Marvel Studios começou a moldar seu universo cinematográfico e reunir os Vingadores em um filme, o herói serviria de alicerce para tudo isso.

Capitão América: O Primeiro Vingador foi um dos primeiros filmes anunciados quando a Marvel Studios seguiu em frente com seu plano de fazer seus próprios filmes de super-heróis, e na época David Self foi contratado para escrever o roteiro.

Na época, a história não se passava tanto tempo na década de 1940. Self disse em um comunicado que a história se concentraria no Capitão América chegando a um acordo com quem a América é hoje.

Quase dois anos depois, depois que a Marvel lançou Homem de Ferro, o cineasta Joe Johnston foi contratado para dirigir Capitão América, embora curiosamente na época tenha sido relatado que um roteiro ainda não existia.

Outro ponto interessante é que o título do filme, inicialmente, era O Primeiro Vingador: Capitão América até ser alterado para Capitão América: O Primeiro Vingador em abril de 2010.

Christopher Markus e Stephen McFeely foram contratados para escrever o roteiro, embora pareça que ainda estava em fluxo quanto do filme aconteceria nos anos 1940 e quanto aconteceria nos dias atuais.

Markus e McFeely iriam, é claro, escrever os próximos dois filmes do Capitão América, bem como Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, então O Primeiro Vingador foi o marco zero para dois dos filmes mais importantes MCU.

Peggy (Hayley Atwell) e Steve (Chris Evans) em Capitão América: O Primeiro Vingador (Reprodução / Marvel)
Peggy (Hayley Atwell) e Steve (Chris Evans) em Capitão América: O Primeiro Vingador (Reprodução / Marvel)

Escolha do Capitão América

Escolher o personagem-título, no entanto, foi incrivelmente difícil. A essa altura em 2010 a Marvel Studios estava se tornando uma marca genuína, e cada jovem ator estava competindo pela oportunidade de interpretar o Capitão América.

Ryan Phillippe fez o teste, assim como Garrett Hedlund, Jensen Ackles e Chace Crawford.

Mais notavelmente, John Krasinski foi um dos finalistas para o papel, mas acabou desistindo.

Além de Krasinski, Sebastian Stan também foi um finalista para o papel de Steve Rogers, e ele impressionou tanto os executivos da Marvel que o escalaram como Bucky Barnes.

Mas escalar Chris Evans para o papel icônico não foi tão simples. Esse era um personagem que todo ator queria interpretar – todos, menos Evans.

Tendo anteriormente interpretado um super-herói em dois filmes do Quarteto Fantástico com resultados decepcionantes, Evans não tinha certeza se queria se amarrar daquela forma novamente.

Mas um telefonema do próprio Robert Downey Jr. esclareceu Evans, e ele finalmente cedeu e assinou um contrato em março de 2010, mas com uma ressalva.

Enquanto a maioria dos atores MCU naquele ponto assinavam contratos que tinham opções para nove aparições (incluindo participações especiais), Evans convenceu a Marvel a reduzir seu número total de aparições para seis.

Isso não aliviou completamente as preocupações de Evans – na verdade, ele admitiu anos depois que ainda estava nervoso sobre sua decisão de interpretar o Capitão América até que viu O Primeiro Vingador.

Mas ele continuava preocupado em ficar amarrado a seis filmes.

Caveira Vermelha (Hugo Weaving) em Capitão América: O Primeiro Vingador (Reprodução / Marvel)
Caveira Vermelha (Hugo Weaving) em Capitão América: O Primeiro Vingador (Reprodução / Marvel)

Evans não era o único ator que tinha sentimentos confusos sobre Capitão América.

Hugo Weaving foi escalado como o vilão Caveira Vermelha, mas posteriormente revelou em 2012 que, embora a Marvel tivesse a opção de trazê-lo de volta em filmes futuros, ele não estava exatamente ansioso para voltar.

Isso explica por que Weaving foi reformulado para Vingadores: Ultimato.

Independentemente disso, depois que Evans finalmente assinou para O Primeiro Vingador, o filme conquistou outra voz criativa importante: Joss Whedon.

Presença não creditada de Joss Whedon

Em abril de 2010, Whedon foi anunciado como o escritor e diretor de Os Vingadores da Marvel, que seria lançado em maio de 2012.

Mas como parte do contrato de Whedon para Os Vingadores, ele também foi designado para reescrever o Capitão América: O Primeiro Vingador pouco antes do filme começar a ser filmado.

Agora, Whedon não é oficialmente creditado por escrever O Primeiro Vingador, e ele posteriormente revelou que seu trabalho no roteiro não era nada muito pesado.

Naquela época, Whedon conhecia bem o fato de ser um roteirista, mas explicou que, nesse caso, era bom saber que o estúdio realmente usaria suas contribuições.

A produção de Capitão América: O Primeiro Vingador começou em junho de 2010, e o filme foi rodado com a então nova câmera digital Arri Alexa.

Peggy (Hayley Atwell) e Steve (Chris Evans) em Capitão América: O Primeiro Vingador (Reprodução / Marvel)
Peggy (Hayley Atwell) e Steve (Chris Evans) em Capitão América: O Primeiro Vingador (Reprodução / Marvel)

Produção e efeitos visuais

Extensos efeitos visuais foram usados ​​para dar vida ao “Magro Steve Rogers”, que Johnston explicou que era difícil de realizar e envolvia o uso de um dublê de corpo em algumas cenas.

Capitão América: O Primeiro Vingador chegou aos cinemas em 19 de julho de 2011 e arrecadou US$ 65 milhões no fim de semana de estreia. A receita final mundialmente ele arrecadou US$ 370,6 milhões.

Chris Evans recebeu muitos elogios de fãs e críticos ao interpretar Steve Rogers, e o filme preparou o cenário lindamente para Steve servir como uma espécie de substituto do público quando todos esses heróis muito diferentes se reuniram na próxima obra da Marvel, como também sua obra mais arriscada naquela época: Os Vingadores.

Fonte: Collider

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›