A Órfã: O crime real que inspirou o filme

História aconteceu de verdade na Europa

Até hoje, o filme A Órfã ainda é lembrado por sua reviravolta surpreendente e atuação de Isabelle Furhman no papel-título.

Enquanto o projeto não é o único com uma criança maligna no centro da trama, a parte mais perturbadora é que a história de Esther é baseada em um caso real quee aconteceu de verdade.

Isabelle Fuhrman é Esther em A Órfã: A Origem (Divulgação)
Isabelle Fuhrman é Esther em A Órfã: A Origem (Divulgação)

Os eventos do filme foram inspirados na história de Barbora Skrlová, de 33 anos. A mulher possuía uma doença glandular assim como Esther, que assim como a personagem a deixava com a aparência muito mais jovem do que era.

Barbora foi descoberta se passando por um menino de 13 anos na Noruega depois de fugir da República Tcheca, onde tinha influenciado abuso infantil dentro de uma família no país.

Entenda o caso da Órfã da vida real

Os crimes de Barbora se tornaram conhecimento público na mídia nacional norueguesa por conta do caso de Adam, um menino tcheco que havia desaparecido. A mulher assumiu a identidade do adolescente depois de fugir da justiça.

Barbora morava com Klara e Katerina Mauerova, duas irmãs, e os dois filhos de Klara. A moça tinha sérios problemas mentais, e Barbora usou disso para manipulá-la e criar uma situação em que ela começasse a demonizar e cometer abusos contra os filhos.

Barbora começou a quebrar coisas e culpar os meninos Ondrej e Yakub, que eram punidos violentamente pelas irmãs. Depois de diversas queixas de mau comportamento dos meninos, Klara foi convencida a trancar os filhos no porão da casa sem acesso a comida.

A situação culminou com a chegada da polícia, que forçou Barbora a fugir, e foi então que ela assumiu a identidade de Adam na Noruega, onde ela ficou até ter sua identidade descoberta e fugir novamente.

A arte imita a vida, que imita a arte?

A história de A Órfã completa um círculo sinistro completo com o caso de Natalia Grace, que aconteceu cerca de dez anos depois do primeiro filme, em Indiana, nos Estados Unidos.

Esther (Isabelle Fuhrman) em A Órfã 2
Esther (Isabelle Fuhrman) em A Órfã 2 (Reprodução/ YouTube)

O casal Kristine e Michael Barnett adotaram Natalia, que tinha uma espécia de nanismo que lhe causava dificuldades de locomoção. Depois de ser abandonada por sua antiga família por motivos não divulgados, Natalia foi morar com os dois.

Depois de um tempo, Kristine começou a acusar a menina de ser uma adulta, apontando seu desinteresse por brinquedos, vocabulário avançado e densidade óssea equivalente a uma pessoa crescida. O casal mudou a idade da menina no registro de 6 para 22 anos, mudou-se para o Canadá e abandonou a menina.

A Órfã está disponível para streaming através do HBO Max. A Órfã: A Origem está disponível para aluguel e compra no YouTube, Google Play Filmes e Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›